Ciclo de Palestras – Leitura e(m) Interfaces: Teorias, Métodos e Aplicações

05/03/2021 14:57

Com muita alegria anunciamos o Ciclo de Palestras “Leitura e(m) Interfaces: Teorias, Métodos e Aplicações”. Durante o ano, mensalmente, serão propostas palestras de temas relacionados à leitura. Convidamos professores, pesquisadores e alunos de graduação e pós-graduação das áreas de (neuro/psico)linguística, pedagogia, psicologia, fonoaudiologia e comunidade interessada a discutirem com especialistas.

Palestra de Abertura:

Eye-tracking as a tool to unveil and foster cognitive processes in digital reading
Professor Ladislao Gonzalez Salmerón (Universidade de Valencia/Espanha)
🕤 17/03/2021 – 10h (Horário de Brasília)
Ao vivo no canal do YouTube do PPGI UFSC e Plataforma Zoom.
Inscrições: bit.ly/CiclodePalestras2021
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Open Seminar – Janaina Mirian Rosa

03/03/2021 08:53

O PPGI convida todos a participarem do Open Seminar apresentado pela professora Janaina Mirian Rosa intitulado “Brazilian Performances of Hamlet“. O evento acontecerá na quinta-feira, 18 de março, às 14h.

O evento oferece certificado de participação e para quem tiver interesse, basta inscrever-se no link aqui.

Clique aqui e tenha acesso ao link da sala do Zoom.

This Open Seminar focuses on the discussion regarding the different approaches and translation aspects of some renowned productions of William Shakespeare’s Hamlet in Brazil. The work of Brazilian theater practitioners addressing cultural, social, and political circumstances, which are intertwined with elements of the play, demonstrates the vivacity and relevance of Hamlet in a contemporary scenario.

Pós-graduação e quarentena: como lidar com a pressão dos prazos e isolamento?

01/03/2021 14:27

O Programa de Pós-Graduação em Inglês da UFSC convida todos os docentes e discentes PPGI para participar da palestra intitulada “Pós-graduação e quarentena: como lidar com a pressão dos prazos e isolamento?”.  Para essa conversa teremos a participação especial da psicóloga Kity Kunrath T. de Oliveira como palestrante e da professora Rosane Silveira (PPGI/UFSC) como mediadora.

O evento irá acontecer no dia 12 de março, sexta-feira, das 18h às 19h através da plataforma Zoom.

Inscrições devem ser realizadas através do Sistema UFSC aqui.

Research Festival 2020

01/03/2021 07:00

É com enorme prazer que o Programa de Pós-Graduação em Inglês da UFSC anuncia o
Research Festival 2020, evento em que os alunos de mestrado do PPGI apresentam o estado atual das leituras e do projeto de pesquisa.

O evento acontecerá no dia 10 de março, quarta-feira, conforme programação nos cartazes em anexo.

O evento será aberto ao público e disponibilizará certificado de participação como ouvinte para quem tiver interesse. Para tanto, basta fazer sua inscrição no link aqui.

Clique aqui e tenha acesso ao link da sala do Zoom.

Participem! Esperamos vocês!

Doctoral Studies in Progress 2021

24/02/2021 13:13

É com muita alegria que o Programa de Pós-Graduação em Inglês da UFSC anuncia o evento Doctoral Studies in Progress edição 2021.

O evento acontecerá nos dias 11 e 12 de março conforme programação nos cartazes em anexo.

As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas através do sistema UFSC.
O evento acontecerá através da plataforma Zoom no link aqui.

Contamos com a sua participação!

Open Seminar – Maria Carolina Muller

25/11/2020 11:12

Convidamos todos a participarem do Open Seminar apresentado pela aluna Maria Carolina Pereira Muller intitulado: Postdictatorial torsos: the excavation of memories in Diário de uma Busca (2010), El Pacto de Adriana (2017) and Fico te Devendo uma Carta sobre o Brasil (2019).

O evento irá acontecer dia 08/12, terça-feira, às 19h através da plataforma Zoom.

O evento oferece certificado de participação. O link para lista de presença será divulgado no dia do evento através do chat da plataforma Zoom.

Defesa de Doutorado – Paola Biehl

25/11/2020 10:55

A doutoranda Paola Gabriela Biehl defenderá sua tese intitulada “The Impact of a Teacher Educator’s Mediational Strategies on a Novice Teacher’s Development of Pedagogical Concepts” no dia 10 de dezembro de 2020 às 14 horas.

Lembrando que conforme PORTARIA NORMATIVA Nº 2/2020/PROPG, DE 25 DE MARÇO DE 2020, que trata do isolamento social para evitar a disseminação do COVID-19, a defesa será realizada, excepcionalmente, com todos os participantes, aluno e membros, por meio de sistema de áudio e vídeo em tempo real através do link: Clique aqui.

Para quem necessitar certificado, favor preencher o seguinte formulário: Clique aqui.

Banca
Dra. Adriana de Carvalho Kuerten Dellagnelo (PPGI/UFSC – Orientadora e Presidente)
Dra. Maria Ester Wollstein Moritz (PPGI/UFSC)
Dra. Raquel Carolina Souza Ferraz D’Ely (PPGI/UFSC)
Dra. Kyria Rebeca Neiva de Lima Finardi (UFES)
Dra. Donesca Cristina Puntel Xhafaj (PPGI/UFSC- Suplente)

Defesa de Mestrado – Natália Alves

25/11/2020 10:42

A mestranda Natália Alves defenderá sua dissertação intitulada “You Can (Not) Call Me Monster : Aesthetic and Ethical Monsters in the Harry Potter series” no dia 08 de dezembro de 2020 às 16 horas.

Lembrando que conforme PORTARIA NORMATIVA Nº 2/2020/PROPG, DE 25 DE MARÇO DE 2020, que trata do isolamento social para evitar a disseminação do COVID-19, a defesa será realizada, excepcionalmente, com todos os participantes, aluno e membros, por meio de sistema de áudio e vídeo em tempo real através do link: Clique aqui.

Para quem necessitar certificado, favor preencher o seguinte formulário: Clique aqui.

Open Seminar – Paola Nichele

24/11/2020 17:06

Convidamos todos a participarem do Open Seminar apresentado pela aluna Paola Nichele intitulado: “We love some consensual smut”: BDSM in Context.

O evento irá acontecer dia 07/12, segunda-feira, às 18h30 através da plataforma Zoom.

O evento oferece certificado de participação. O link para lista de presença será divulgado no dia do evento através do chat da plataforma Zoom.

Encontro Intermediário Online – NUPFFALE

21/11/2020 17:16

O PPGI convida todos a participarem do evento de encerramento do grupo de pesquisa NUPFFALE – Núcleo de Fonética e Fonologia Aplicada à Língua Estrangeira – que acontecerá nesta segunda-feira, 23/11, às 11h. O professor Charles Bond Chang irá proferir uma palestra aberta a quem tiver interesse em pesquisas que mostram a interação entre a língua materna e uma segunda língua no nível fonético-fonológico.

Phonetic Drift as Evidence for Linguistic Development over the Lifespan
Prof. Dr. Charles Bond Chang
🕤 23/11/2020 – 11h00
Ao vivo no Youtube

*Certificados serão emitidos para quem fizer inscrição e atender ao Webinar aqui.

First language (L1) acquisition is often described as a process leading to an endpoint, implying a stable language system in adulthood. In this talk, I will present longitudinal phonetic data that challenge this view and suggest instead that the L1 system of adult speakers continues to develop in response to new language experience. Adult native English speakers recently arrived in Korea were found to show significant “phonetic drift” in acoustic properties of their L1 production while learning Korean as a second language (L2); furthermore, a year later they continued to show modified L1 production in some, but not all, of the properties that changed during L2 learning, and the persistence of L1 modifications did not necessarily depend on active L2 use in daily life. These patterns suggest that language contact associated with L2 learning and residence in an L2 environment tends to induce and then prolong phonetic drift of the L1. I will discuss the speed, persistence, and variability of these effects, which highlight the need for language researchers to consider both the population and the variable under study and to accordingly control (and describe) language background in a study sample.

Bio
Professor Charles Chang is an Associate Professor of Linguistics at Boston University. Prof. Chang’s research addresses topics in phonetics, phonology, psycholinguistics, and language development. His specific interests include the early stages of second language phonological acquisition, the structure of phonetic and phonological representations, linguistic plasticity, cross-linguistic interactions within the bilingual mind, bases of perceived cross-linguistic similarity, second language speech processing, heritage language phonology, and contact-induced sound change.

For more information about Professor Charles Chang, visit https://cbchang.com.