Elenco de Disciplinas

ELENCO DE DISCIPLINAS

OBRIGATÓRIAS

Obrigatórias do Mestrado

Disciplinas obrigatórias para todos os alunos ingressantes no mestrado

Teoria e Descrição Linguística (4 créditos – 60 horas) Principais teorias linguísticas e suas aplicações aos estudos da lingua(gem).
Gêneros Literários e Cinema (4 créditos – 60 horas) Principais abordagens críticas aplicadas aos gêneros literários (prosa, poesia, teatro) e aos estudos de cinema.
O Texto Acadêmico em Estudos Linguísticos (4 créditos – 60 horas) Teoria e prática intensiva da compreensão e produção da escrita acadêmica em língua inglesa, voltadas para as especificidades do texto em estudos linguísticos.
O Texto Acadêmico em Estudos Literários (4 créditos – 60 horas) Teoria e prática intensiva da compreensão e produção da escrita acadêmica em língua inglesa, voltadas para as especificidades do texto em estudos literários.

Obrigatórias do Doutorado

Disciplinas obrigatórias para os alunos do doutorado ao decorrer do curso

Leituras Orientadas em Estudos da Linguagem (4 créditos – 60 horas) Estudos independentes visando aprofundar conhecimentos na área da tese. Os resultados deverão ser apresentados em forma de palestra aberta ao público (Open Seminar).
Trabalho de Pesquisa em Estudos da Linguagem (4 créditos – 60 horas) Monografia elaborada sob supervisão do/a orientador/a e integrada ao projeto final da Tese. A avaliação será feita por uma comissão de três docentes do Programa.
Leituras Orientadas em Estudos Literários e Culturais (4 créditos – 60 horas) Estudos independentes visando aprofundar conhecimentos na área da tese. Os resultados deverão ser apresentados em forma de palestra aberta ao público (Open Seminar).
Trabalho de Pesquisa em Estudos Literários e Culturais (4 créditos – 60 horas) Monografia elaborada sob supervisão do/a orientador/a e integrada ao projeto final da Tese. A avaliação será feita por uma comissão de três docentes do Programa.

DISCIPLINAS ELETIVAS (MESTRADO E DOUTORADO)

ESTUDOS LINGUÍSTICOS

Linha de Pesquisa Discurso, Educação e Sociedade:
Estudos da linguagem em múltiplos contextos discursivos com especial atenção aos aspectos sociais e educacionais.

Discurso e Comunicação (4 créditos – 60 horas) Análise de textos orais e escritos, fatuais e literários, com foco em seus aspectos interacionais e estilísticos em nível de macro e micro estrutura, a partir diferentes modelos teóricos, e de uma discussão crítica da contextualização de discursos e das implicações ideológicas de seus usos.
Análise Crítica do Discurso (4 créditos – 60 horas) Análise de textos escritos ou orais em sua relação com práticas discursivas e sociais, tendo como base os fundamentos teóricos e práticos da análise do discurso de origem anglo-americana e da linguística sistêmico-funcional.
Linguagem e Direito (4 créditos – 60 horas) Estudo da linguagem jurídica escrita e da linguagem oral dos processos jurídicos, tomando a linguagem como evidência legal e focalizando interações como a entrevista policial e o papel do intérprete, os procedimentos no tribunal e o relato de testemunhas vulneráveis, entre outras.
Estudos de Gênero e Discurso(4 créditos – 60 horas)  Análise, a partir de estudos teóricos sobre gênero e linguagem, de questões como as percepções binárias de masculinidade e feminilidade, a heteronormatividade e a constituição de subjetividades masculinas e femininas, a relação entre discurso, gênero e poder, bem como os cruzamentos entre gênero, classe social, raça e nacionalidade.
Multimodalidade na Comunicação (4 créditos – 60 horas)  A multimodalidade como abordagem sociossemiótica da comunicação contemporânea e suas implicações para o ensino e para pesquisas sobre letramento e multiletramentos.
Análise de Gêneros Textuais (4 créditos – 60 horas) Discussão dos conceitos de gênero, tipo e seqüência textuais e das diferentes perspectivas teóricas do estudo dos gêneros textuais/discursivos, como base para a investigação dos gêneros em comunidades discursivas específicas e de sua relação com o discurso e o processo de ensino-aprendizagem.
Discurso, Cultura e Identidade no Ensino e Aprendizagem de Inglês como L2 (4 créditos – 60 horas) Questões de cunho teórico-metodológico relativas à relação entre discurso, cultura e identidade nos processos de ensino e aprendizagem e de formação de professores de segunda língua.
Tópicos Especiais em Discurso, Educação e Sociedade (1-4 créditos – 15-60 horas) Disciplinas com temática em aberto.

Linha de Pesquisa Linguagem e Cognição:

Pesquisas básicas e aplicadas sobre os processos cognitivos relacionados à aquisição e ao processamento da linguagem

Construindo o Significado de Textos Escritos (4 créditos – 60 horas) Estudo dos aspectos cognitivos relativos à construção do significado de textos escritos, incluindo o papel do conhecimento prévio, da produção de inferências e da memória de trabalho na compreensão leitora.
O Cérebro Bilíngüe (4 créditos – 60 horas) Estudo dos correlatos neurais da representação e processamento de línguas, incluindo as teorias e modelos neurocognitivos sobre o bilinguismo e os métodos de pesquisa na área.
Fonética e Fonologia da Língua Inglesa (4 créditos – 60 horas) Fundamentos teóricos e práticos da fonética e fonologia da língua inglesa e as implicações para a aprendizagem e ensino do inglês como segunda língua.
A Implementação da Leitura no Cérebro(4 créditos – 60 horas)  Estudo de questões relativas à implementação de processos cognitivos de leitura no cérebro humano, trazendo perspectivas da psicologia experimental, da neuropsicologia e da neurociência
Teorias de Aquisição de L2(4 créditos – 60 horas)  Estudo das teorias de aquisição de segunda língua e construtos chave que permeiam esse processo em inglês como segunda língua.
Teoria Semântica e Aquisição de L2 (4 créditos – 60 horas) Implicações de questões semânticas e de teorias da interlíngua para a aquisição do inglês como segunda língua por falantes de português, em particular com relação aos sintagmas nominais, ao tempo/aspecto e à modalidade.
Psicolinguística (4 créditos – 60 horas) Estudo dos processos cognitivos envolvidos na aquisição e processamento da linguagem, típicos e atípicos, com ênfase em línguas não maternas.
Tópicos Especiais em Linguagem e Cognição (1-4 créditos – 15-60 horas) Disciplinas com temática em aberto.

Linha de Pesquisa Ensino e Aprendizagem:

Pesquisas básicas e aplicadas relativas ao ensino e à aprendizagem de línguas.

Pesquisa Qualitativa em Linguística Aplicada (4 créditos – 60 horas) Fundamentos teórico-metodológicos das pesquisas qualitativas sobre os processos de ensino e aprendizagem e de formação de professores de segunda língua.
Pesquisa Quantitativa em Linguística Aplicada (4 créditos – 60 horas) Introdução às metodologias utilizadas em pesquisa quantitativa na área de linguística aplicada, abordando conceitos fundamentais relacionados ao planejamento, à implementação e à avaliação de pesquisas quantitativas.
Formação de Professores de L2: Uma Perspectiva Sociocultural (4 créditos – 60 horas) Estudo da formação docente (aprendizagem e desenvolvimento) conforme os preceitos da Teoria Sociocultural Vygotskyana.
Semântica e Ensino de L2(4 créditos – 60 horas)  Questões sobre aprendizagem e ensino da semântica do inglês para falantes de português (em particular, a semântica dos sintagmas nominais, do tempo/ aspecto e da modalidade), com foco na elaboração e aplicação de material didático, e no ensino da tradução.
Ensino de L2 Embasado em Tarefas(4 créditos – 60 horas)  Questões de cunho teórico-metodológico relativas ao enfoque embasado em tarefas no processo de ensino e aprendizagem de inglês como segunda língua.
Teoria e Prática da Leitura (4 créditos – 60 horas) Principais teorias e modelos de leitura e suas implicações para o ensino de línguas estrangeiras.
Ensino de Língua Inglesa: Práticas de Sala de Aula (4 créditos – 60 horas) Conteúdos e metodologias de ensino de Inglês como L2 a partir de estudos empíricos e teóricos e de experiências práticas e reflexivas de ensino.
Bilinguismo e Multilinguismo (4 créditos – 60 horas) Estudo das diferentes dimensões da experiência bilíngue e multilíngue, incluindo as concepções de bilinguismo e multilinguismo, os fatores linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos da aprendizagem e uso de duas ou mais línguas, e os modelos de educação bilíngue.
Tecnologias em Ensino e Aprendizagem (4 créditos – 60 horas) Discussão e análise da contribuição de recursos tecnológicos para o processo de ensino e de aprendizagem de L2.
Tópicos Especiais em Ensino e Aprendizagem (1-4 créditos – 15-60 horas) Disciplinas com temática em aberto.

Linha de Pesquisa Tradução:

Estudos dos aspectos teóricos e práticos da atividade tradutória e da formação do tradutor.

Estudos da Tradução com Base em Corpus (4 créditos – 60 horas) Estudo de questões relacionadas ao uso de ferramentas de corpora computacionais para a pesquisa, ensino e prática relacionados à tradução.
A Tradução da Literatura Infanto-Juvenil (4 créditos – 60 horas) Questões teóricas e metodológicas relacionadas à pesquisa sobre a Tradução da Literatura Infanto-Juvenil, com enfoque na integração da LIJ com elementos multimodais.
Teoria e Prática da Tradução (4 créditos – 60 horas) Estudo de problemas gerais e específicos da tradução para diversos fins, por meio de exercícios de tradução de textos técnico-científicos e literários, enfatizando questões léxico-gramaticais, estilísticas, textuais e pragmáticas.
Didática da Tradução(4 créditos – 60 horas)  Questões teóricas e prático-metodológicas relacionadas à formação de tradutores, a partir da noção de Competência Tradutória (CT), com enfoque nas subcompetências relacionadas aos  aspectos textuais e tecnológicos da atividade tradutória.
Tópicos Especiais em Tradução (1-4 créditos – 15-60 horas) Disciplinas com temática em aberto.

ESTUDOS LITERÁRIOS

Linha de Pesquisa Literaturas de Língua Inglesa:

Estudo de obras, autores/as, relações geopolíticas e temporais das literaturas de língua inglesa a partir de teorias críticas contemporâneas.

Poesia e História (4 créditos – 60 horas) Estudo da dialógica da poesia em língua inglesa com contextos históricos, sociais, políticos e culturais, abordando questões como guerras e outros conflitos, diásporas e deslocamentos contemporâneos, colonialismo e pós-colonialismo e representações culturais.
Poéticas de Resistência (4 créditos – 60 horas) Estudo de poéticas de resistência em língua inglesa, ligadas a questões de identidade, diferença, entrelugar, gênero, raça e outras, tanto no âmbito teórico-crítico quanto no sentido aplicado de estratégias discursivas (ironia, “code switching”, discurso híbrido e polifonia).
Literatura Caribenha em Língua Inglesa (4 créditos – 60 horas) Leitura e discussão de textos da diáspora caribenha em língua inglesa em relação a contextos históricos e geopolíticos, com ênfase nas relações entre análise literária, estudos culturais e estudos pós-coloniais.
Reescrituras de Textos Canônicos(4 créditos – 60 horas)  Análise de produções contemporâneas que reescrevem obras canônicas das literaturas de língua inglesa, ou que retomam mitos e figuras históricas, a partir da perspectiva dos estudos pós-coloniais e/ou de gênero.
Literatura de Autoria Feminina(4 créditos – 60 horas)  Leitura e discussão de obras produzidas por mulheres, com foco no impacto do feminismo contemporâneo e nos efeitos da categoria gênero em gêneros literários como a utopia, o gótico, a ficção científica, entre outros.
Literatura de Viagem (4 créditos – 60 horas) A literatura de viagem dentro de um contexto crítico e teórico, a partir de textos de variados gêneros (cartas, diários, ensaios, poemas, ficção) produzidos em diferentes períodos históricos a fim de analisar a relação entre a viagem e a representação.
Memória e Identidade na Escrita de Minorias Culturais (4 créditos – 60 horas) Leitura e discussão de textos literários e críticos produzidos por grupos de escritores culturalmente minoritários em países de língua inglesa, investigando de que forma esses textos redefinem conceitos tais como os de nação, história, minoria, identidades culturais, entre outros.
Tópicos Especiais em Literaturas de Língua Inglesa (1-4 créditos – 15-60 horas) Disciplinas com temática em aberto.

Linha de Pesquisa Intersecções Teóricas e Culturais:

Estudos que contemplem literatura, outras artes e mídias em suas interrelações e/ou especificidades teórico-culturais.

O Teatro de Shakespeare em Performance (4 créditos – 60 horas) Estudo das peças de William Shakespeare enquanto roteiros cênicos, com o objetivo de descrever, analisar e contextualizar realizações cênicas a partir de registros deixados por montagens, abrangendo questões como cenário, iluminação, jogo de cena, marcação, sonoplastia, figurino e maquiagem, construção de personagem, estilo de atuação, insinuações de subtextos, etc.
Perspectivas Críticas (4 créditos – 60 horas) Teoria e crítica literária e cultural a partir da leitura, análise e discussão de perspectivas distintas, com enfoque na teoria enquanto entre-lugar epistêmico e reconfiguração política.
Crítica Cultural Queer (4 créditos – 60 horas) Estudo de perspectivas queer como possibilidade epistemológica e de suas intersecções com outros projetos políticos pós-estruturalistas, com enfoque em debates específicos propostos por textos teóricos, literários e fílmicos.
Literatura e Cinema(4 créditos – 60 horas)  Estudos teórico-críticos de cinema e de literatura, abordando questões de narrativa, adaptação e/ou outros estudos de crítica de cinema.
Representações da História no Cinema(4 créditos – 60 horas)  Discussão de conceitos como narrativa, história, representação, identidade nacional, entre outros, tendo como foco a relação entre a narrativa fílmica e a representação da história.
Teorias do Cinema e do Audiovisual (4 créditos – 60 horas) Fundamentos teóricos de diversas abordagens do campo do cinema a fim de problematizar pressupostos do senso comum em torno da natureza do objeto fílmico ou cinematográfico e investigar criticamente propostas teóricas para a análise fílmica.
Teorias Feministas e as Geografias do Poder (4 créditos – 60 horas) Teorias feministas contemporâneas e seus diferentes sistemas de representação – raça, classe, sexualidade, diferença, diáspora –, mapeando a relação entre gênero e outras estruturas de poder que afetam questões de interpretação, significado e política.
Tópicos Especiais em Intersecções Teóricas e Culturais (1-4 créditos – 15-60 horas) Disciplinas com temática em aberto.

ELETIVAS ESPECIAIS (MESTRADO E DOUTORADO)

Atividades Acadêmicas Extra-Curriculares (1-4 créditos) Créditos atribuídos a publicações, apresentações em congressos e participações em bancas de mestrado, atribuídos conforme Regimento do Programa.
Estágio de Docência (4 créditos – 60 horas) Ministração, em colaboração com o/a docente responsável, de disciplina da área de Inglês do Curso de Graduação em Letras, conforme Regimento do Programa e legislação pertinente da UFSC. Os créditos não serão computados para a integralização do curso.
Estágio Não-Obrigatório (4 créditos – 60 horas) Atividade de tradução ou docência, vinculada a projeto de extensão ou de pesquisa com registro na UFSC. Os créditos não serão computados para a integralização do curso.