Normas Gerais

Processo de Seleção – Mestrado e Doutorado

Período de Inscrição

Verificar as datas no Calendário do PPGI.

Documentos Necessários para a Inscrição

Verificar edital publicado na página do PPGI, em datas definidas no calendário do PPGI.

Homologação da Inscrição

Os documentos apresentados para a inscrição serão examinados pela Comissão de seleção. Se a documentação estiver completa e, a critério da Comissão, a inscrição será homologada e o candidato será informado. Neste caso, estará apto para prosseguir ao processo seletivo propriamente dito.

O processo de seleção consiste em:

• Avaliação, pela Comissão de Seleção, dos documentos de inscrição e do pré-projeto;
  • Teste  escrito, através do qual possam ser avaliados a capacidade de expressão em inglês e o conhecimento de temas relacionados com as linhas de pesquisa do Programa;
  • Entrevista com a Comissão de Seleção; e
  • No caso do doutorado, defesa do pré-projeto de tese.

A seleção para o mestrado e doutorado ficará condicionada à disponibilidade de orientação na linha de pesquisa em que se insere o pré-projeto apresentado. Poderá ser dispensado do teste escrito que integra o processo de seleção ao doutorado o aluno egresso da Pós-Graduação em Letras/Inglês e Literatura Correspondente da UFSC aprovado com distinção na defesa da dissertação de mestrado, devendo, no entanto, o aluno apresentar pré-projeto de tese e submeter-se à entrevista.

Bolsa de Estudos

O candidato aprovado e classificado para ingresso no Programa poderá solicitar bolsas de Estudos (CAPES e CNPq). As bolsas de estudo são distribuídas conforme critérios que incluem a classificação no Exame de Seleção.