Doctoral Studies in Progress 2021

02/12/2021 10:28

O PPGI anuncia o quarto dia do Doctoral Studies in Progress edição 2021. Será uma apresentação no dia 10 de dezembro de 2021 às 09h30. Convidamos a todos a participar desse evento, que torna público o estado atual do projeto de pesquisa dos doutorandos do programa. Junte-se a nós!
(mais…)

Doctoral Studies in Progress 2021

01/12/2021 07:05

O PPGI anuncia o quarto dia do Doctoral Studies in Progress edição 2021. Serão duas apresentações online no dia 17 de dezembro de 2021(sexta-feira), uma no período da manhã e outra no período da tarde. Convidamos a todos a participar desse evento que torna público o estado atual do projeto de pesquisa dos doutorandos do programa. Junte-se a nós!

(mais…)

Doctoral Studies in Progress 2021

29/11/2021 10:46

O PPGI anuncia o terceiro dia do Doctoral Studies in Progress edição 2021, evento que torna público o estado atual do projeto de pesquisa dos doutorandos do programa. Serão três apresentações online no dia 08 de dezembro de 2021 das 10h00 às 11h00. Junte-se a nós!
(mais…)

Doctoral Studies in Progress 2021 – Vanessa de Deus Rocha

23/11/2021 12:03

O PPGI anuncia o Doctoral Studies in Progress edição 2021, evento que torna público o estado atual do projeto de pesquisa dos doutorandos do programa. A segunda apresentação será da doutoranda Vanessa de Deus Rocha e está marcada para o dia 07 de dezembro de 2021 (terça-feira) às 14h00. Junte-se a nós!

Título: Digital stories as projects: the contribution of feedback process to l2 script development with undergraduate students

📅  07/12/2021  (terça-feira)
🕤 14h00
💻 Plataforma Zoom
ID da reunião: 833 3287 4619
Senha de acesso: 924471

Interdisciplinary Lecture Series – Language and Literary Studies

23/11/2021 11:16

Ainda em comemoração aos 50 anos do PPGI, o evento Interdisciplinary Lecture Series – Language and Literary Studies, organizado por Gisele Orgado (Leitora CAPES na University of Birmingham) e Rosane Silveira (PPGI/UFSC), tem o intuito de reintegrar as colaborações entre PPGI-UFSC e a University of Birmingham. A proposta é promover a troca entre professores das duas instituições. Haverá uma série de palestras com apresentações de pesquisas realizadas pelos professores, seguidas de discussão entre os palestrantes e o público. Junte-se a nós!
(mais…)

Doctoral Studies in Progress 2021 – Matheus A. Agnoletto

22/11/2021 10:27

O PPGI anuncia o Doctoral Studies in Progress edição 2021, evento que torna público o estado atual do projeto de pesquisa dos doutorandos do programa. A primeira apresentação será do doutorando Matheus André Agnoletto e está marcada para o dia 24 de novembro de 2021 (quarta-feira) às 17h00. Junte-se a nós!

Título: “Investigating the development of teacher autonomy from a Vygotskian sociocultural perspective

📅  24/11/2021 (quarta-feira)
🕤 17h00
💻 Plataforma Zoom
ID da reunião: 891 3087 2981
Senha de acesso: 437679

Research Festival 2021

08/11/2021 16:34

Com grande satisfação, o PPGI anuncia o Research Festival 2021, que acontecerá no dia 17 de novembro de 2021, das 10h00 às 16h50. O evento contará com breves apresentações dos alunos de mestrado, sobre suas leituras e seus projetos de pesquisa. Junte-se a nós!
(mais…)

V Jornada do Núcleo de Estudos Irlandeses da UFSC

28/10/2021 11:19

A V Jornada do Núcleo de Estudos Irlandeses da UFSC, convida a todos a participar de uma série de palestras pertinentes aos Estudos Literários e Culturais. O evento será no dia 12 de novembro de 2021 e ficará dividido entre duas partes: No período da manhã, das 09h30 às 12h00, e no período da tarde, das 13h00 às 19h00. A Jornada terá transmissão ao vivo no YouTube Channel do PPGI. Junte-se a nós!
(mais…)

I Colóquio de Metodologias em Análise Crítica do Discurso – Palestra 05

19/10/2021 16:00

O I Colóquio de Metodologias em Análise Crítica do Discurso, convida a todos a participar de uma sequência de palestras promovidas pelo Núcleo de Estudos do Gênero Através da Linguagem (NuGal) e pelo Programa de Pós-Graduação em Inglês (PPGI/UFSC), sobre temas concentrados em Estudos da Linguagem.

Método sincrónico-diacrónico de análisis lingüístico de textos (MSDALT), é a última palestra do Colóquio, que será ministrada pela professora Dra. Mariana Marchese (Universidad de Buenos Aires/Conicet), no dia 03 de novembro de 2021 às 18h30. O encontro será via Plataforma Zoom e oferecerá certificados de participação como ouvinte.

Junte-se a nós!

Título: Método sincrónico-diacrónico de análisis lingüístico de textos (MSDALT)
Palestrante: Dra. Mariana Marchese (Universidad de Buenos Aires/Conicet)

📅 03/11/2021
🕤 18h30
💻 Plataforma Zoom
ID da reunião: 897 0792 4239
Senha de acesso: 544115

Ciclo de Palestras – Leitura e(m) Interfaces: Teorias, Métodos e Aplicações

18/10/2021 08:02

O Programa de Pós-Graduação em Inglês (PPGI) e o Núcleo de Estudos em Leitura (NEL) anunciam a nona e última palestra do Ciclo de Palestras “Leitura e(m) Interfaces: Teorias, Métodos e Aplicações”, evento que celebra os 50 anos do Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários da UFSC com palestras mensais de temas relacionados à leitura.

Building meaning builds teen’s brains: teens’ narratives predict neural  development and young adult wellbeing
Mary Helen Immordino-Yang (University of Southern California)

Moderador: Sidnei Werner Woelfer (PPGI/FURB)

🕤 22/11/2021 – 15h00 (Horário de Brasília) – 11h00 AM (PT)
Ao vivo no canal do YouTube do PPGI UFSC e Plataforma Zoom.
ID da reunião: 825 2644 9105
Senha de acesso: 521767

Inscrições: bit.ly/CiclodePalestras2021 

A major achievement of adolescent development is the capacity to integrate abstract cognitive construals with affective experiences to construct meaningful, transcendent narratives about one’s self and the world—coming to feel strongly about complex social issues. Leveraging these capacities, adolescents can be among the most visionary and idealistic citizens, as the world  as recently seen with such extraordinary youth as Malala Yousafzai, Greta Thunberg, and Emma González. In this talk, I will discuss our longitudinal, neuropsychological studies of the processes underlying such capacities, their relations to scholarly skills like reading, and the implications for innovation in education, adolescent mental health support, and juvenile justice.

BIO: Mary Helen Immordino-Yang, EdD is a Professor of Education, Psychology and Neuroscience at the University of Southern California and Director of the USC Center for Affective Neuroscience, Development, Learning and Education (CANDLE). She studies the psychological and neurobiological development of emotion and self-awareness, and connections to social, cognitive and moral development in educational settings. She uses cross-cultural, interdisciplinary studies of narratives and feelings to uncover experience-dependent neural mechanisms contributing to identity, intrinsic motivation, deep learning, and generative, creative and abstract thought. Her work has a special focus on adolescents from low-SES communities, and she involves youths from these communities as junior scientists in her work.

A former urban public junior high-school science teacher, she earned her doctorate at Harvard University in 2005 in human development and psychology and completed her postdoctoral training in social-affective neuroscience with Antonio Damasio in 2008. Since then she has received numerous awards for her research and impact on education and society, among them an Honor Coin from the U.S. Army, a Commendation from the County of Los Angeles, a Cozzarelli Prize from the Proceedings of the U.S. National Academy of Sciences editorial board, and early career achievement awards from the AERA, the AAAS, the APS, the International Mind, Brain and Education Society (IMBES), and the Federation of Associations in Behavioral and Brain Sciences Foundation (FABBS).

Immordino-Yang was a 2018-2019 Spencer Foundation mid-career fellow. She served on the U.S. National Academy of Sciences committee writing How People Learn II: Learners, Contexts and Cultures, and on the Aspen Institute’s National Commission on Social, Emotional and Academic Development.

Currently Immordino-Yang is conducting several funded, multiyear neurobiological research studies on adolescent students and their teachers. She is serving on the advisory board of the UNESCO World Education Assessment, and as past president of IMBES, among other national and international roles.