Matrícula
Procedimento para matrícula de alunos regulares do PPGI
A matrícula dos alunos regulares deve ser feita pelo CAPG (www.capg.ufsc.br). O estudante deverá acessar o site com seu login e senha do IDUFSC e escolher as disciplinas que deseja cursar no próximo semestre.
IMPORTANTE: Os pedidos de matrícula em DISSERTAÇÃO (3º e 4º semestre) e em TESE (02 no 3º ano e 02 no 4º ano), serão aceitos mediante recebimento do Relatório de Acompanhamento no e-mail da secretaria. Conforme as resoluções N.° 08/PPGI/2018 e N.° 20/PPGI/2018 o relatório de acompanhamento é condição para efetivação da matrícula em dissertação e tese e deve ser enviado com assinatura digital da/o aluna/o e da/o orientador/a.
Procedimento para matrícula de alunos ingressantes
A matrícula inicial (de alunos ingressantes) deverá ser feita via e-mail, em período estabelecido pelo calendário PPGI. Deve-se encaminhar a documentação relacionada abaixo para os e-mails da secretaria.
São necessários os seguintes documentos:
- Ficha Matrícula – Preenchida e assinada pelo/a aluno/a e orientador/a;
- Histórico Escolar do(s) curso(s) de nível(eis) superior(es) (cópia(s) autenticada(s));
- Diploma de Graduação (cópia autenticada) ou declaração de colação de grau;
- Foto digital atual de rosto;
- Curriculum Lattes atualizado em PDF;
- Carteira de Identidade e CPF (cópias autenticadas);
- Certidão de Nascimento ou Casamento (cópia autenticada);
- Comprovante de residência atual (para ingressantes);
- Declaração de Ciência sobre Plágio assinada.
A documentação completa deve ser enviada para os e-mails ppgi@contato.ufsc.br e ppgi.secretaria@contato.ufsc.br. O assunto do e-mail deve ser “Matrícula aluno/a novo/a ME/DO 202x” e cada documento em anexo deve ser nomeado “seu nome – comprovante de residência”, por exemplo.
IMPORTANTE: Neste momento, devido a pandemia do covid-19, a Secretaria está trabalhando somente de forma remota. A entrega de cópias físicas dos documentos de matrícula deverá ocorrer assim que a Secretaria voltar a atender presencialmente.
**Sobre autenticação de documentos:
Caso você não tenha os documentos com autenticação em cartório, nós podemos autenticar para você. Para que possamos autenticar esses documentos, você deve mandar uma cópia digital do documento e uma foto do seu rosto ao lado do mesmo documento (ex.: a digitalização da sua certidão de nascimento e uma foto sua segurando a certidão perto do rosto) e repetir assim o processo com todos os documentos que precisarem ser autenticados.
Procedimento para cursar disciplina em outro PPG da UFSC
O procedimento para solicitação de matrícula em disciplina em outro programa de pós-graduação da UFSC funciona da seguinte forma:
Você deverá encaminhar um e-mail para a secretaria da pós que oferecerá a disciplina do seu interesse solicitando matrícula, com cópia para sua orientadora e cópia para a nossa secretaria. Assim que tivermos a autorização da outra pós e da sua orientadora poderemos efetuar a matrícula na disciplina solicitada.