Projetos, Grupos, Laboratório e Núcleos de Pesquisa

PROJETOS E GRUPOS DE PESQUISA

PROJETOS INDIVIDUAIS: Os projetos individuais de pesquisa dos membros do Corpo Docente da Pós-Graduação em Inglês podem ser acessados a partir dos currículos  disponíveis na Plataforma Lattes na página do CNPq.

GRUPOS DE PESQUISA: Os grupos de pesquisa dos docentes da PGI estão disponíveis no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq.


 Laboratório da Linguagem e Processos Cognitivos

O Laboratório da Linguagem e Processos Cognitivos (LabLing) tem como objetivo investigar fenômenos de aquisição e processamento da linguagem, típicos e atípicos, em sua relação com sistemas e mecanismos cognitivos tais como a memória e a atenção, em falantes nativos e não-nativos, de várias faixas etárias. São temas de pesquisa no LabLing: sistemas de memória (declarativa, procedural e de trabalho), controle da atenção, aprendizagem explícita e implícita, desenvolvimento de habilidades linguísticas, processamento lexical e processamento sintático. Os projetos de pesquisa do Laboratório recebem apoio financeiro de várias agências (CNPq, CAPES, FAPESC, British Academy). Os estudos são realizados com o uso de técnicas comportamentais online, rastreamento ocular (SMI RED 250), e EEG/ERP  (BrainVision ActiCHamp de 64 canais). São membros do LabLing alunos de graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado, bem como professores pesquisadores.
Coordenação: Mailce Borges Mota (PPGI/UFSC)

NÚCLEOS DE PESQUISA

Clique nas imagens abaixo para ter acesso a mais informações sobre os Núcleos de Pesquisa vinculados ao PPGI.

AQUILES – Aquisição de Inglês como Língua Estrangeira

AQUILES é um grupo de pesquisa composto de professores e estudantes de diferentes regiões e universidades Brasileiras. O grupo é de Florianópolis, Santa Catarina e é coordenado pela professora Raquel D’Ely, professora no Departamento de Línguas e Literaturas Estrangeiras (DLLE) e no Programa de Pós Graduação em Inglês (PPGI), ambos na Universidade Federal de Santa Catarina.

O grupo contempla estudos teórico-práticos sob uma abordagem cognitiva e/ou social na área de aquisição/desenvolvimento de língua estrangeira e busca investigar a relação entre teoria e prática docente, percebendo a sala de aula como um espaço de pesquisa.
Coordenação: Raquel Carolina de Souza Ferraz D’Ely (DLLE/PPGI/UFSC

 

NuGaL – Núcleo de Estudos de Gênero Através da Linguagem

O NuGaL (Núcleo de Estudos de Gênero Através da Linguagem) é um núcleo de estudo e pesquisa situado no campo da Análise Feminista Crítica de Discurso (Wodak, 1997; Figueiredo et al, 2006; Lazar, 2008; Caldas-Coulthard, 2020), interessado na relação mútua e constitutiva entre discurso e gênero. Para tanto, os trabalhos do núcleo utilizam a Linguística Sistêmico-Funcional como teoria linguística de base (Halliday e Matthiessen, 2004), e as abordagens feministas anticapitalistas, anti-racistas e ecológicas como teorias centrais de gênero (Fraser, 2013; Federici, 2009). Mais especificamente, os trabalhos do grupo tratam das relações entre gênero, raça, classe, sexualidade e poder no março do capitalismo financeiro do terceiro milênio, sobretudo no que diz respeito ao papel da linguagem, ou das semioses, na construção e reconstrução dos sistemas de crença e conhecimento, das relações e das identidades sociais. Dentre os temas/objetos explorados pelo grupo, podemos apontar: as representações, disputas e tensionamentos dos direitos reprodutivos e sexuais no discurso judicial; as relações entre discurso, gênero e saúde; as representações de papéis de gênero em relacionamentos sexuais e/ou românticos em músicas populares; as narrativas relativas a questões de políticas corporais e estéticas para mulheres negras; as narrativas orais de histórias de vidas com foco em representatividades de gênero e raça; e a representatividade das mulheres no discurso político.

Coordenação: Débora de Carvalho Figueiredo (DLLE/PPGI/IEG/UFSC)

NEL – Núcleo de Estudos em Leitura

Criado em 2002 no âmbito do Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras – UFSC, o grupo tem como objetivo principal desenvolver pesquisas na área de processamento, compreensão e produção da linguagem escrita, incluindo tanto os aspectos cognitivos como os instrucionais. Em relação aos aspectos cognitivos, o enfoque está no entendimento dos processos componentes da compreensão e produção escrita, como eles se inter-relacionam e
influenciam na construção da representação mental do texto durante a leitura e a produção de textos escritos. No que se refere aos aspectos instrucionais, as pesquisas do grupo buscam analisar e desenvolver práticas pedagógicas que auxiliem o leitor na otimização do processamento textual, liberando então recursos da memória de trabalho para a execução de processos de mais alto nível e levando o leitor a uma leitura mais crítica e mais produtiva do texto.

Coordenação: Lêda Maria Braga Tomitch (DLLE/PPGI/UFSC)

NUPFFALE – Núcleo de Pesquisa em Fonética e Fonologia Aplicada à Língua Estrangeira

O Núcleo de Pesquisa em Fonética e Fonologia Aplicada à Língua Estrangeira é constituído de professores e alunos de Pós-Graduação e de Iniciação Científica, de instituições de ensino diferentes, envolvidos em projetos de pesquisa em fonética e fonologia aplicada à língua estrangeira, produzindo pesquisa sobre a percepção e produção da fala, bem como a aprendizagem e o ensino da pronúncia.

Coordenação: Rosane Silveira (PPGI/UFSC)
Vice-coordenação: Denise Cristina Kluge  (UFRJ)

NEI – Núcleo de Estudos Irlandeses

Grupo de pesquisa multidisciplinar em Estudos Irlandeses cujo objetivo é promover os estudos e a pesquisa de aspectos sociais, políticos, econômicos, culturais e artísticos da Irlanda em uma diversidade de áreas e contextos, como História, Linguagem, Literatura, Teatro, Artes Visuais, Cinema, Jornalismo, Ciências Sociais, entre outras.

Coordenação: Maria Rita Drumond Viana (DLLE/PPGI/PGET/UFSC)

 

NEG – Núcleo de Estudos Gramaticais

O Núcleo de Estudos Gramaticais – N.E.G. – surgiu em 1998 por iniciativa dos professores Carlos Mioto, Maria Cristina Figueiredo Silva, Ruth Elizabeth Vasconcelos Lopes e Roberta Pires de Oliveira, como um espaço aberto, embora sediado na UFSC, para congregar pesquisadores interessados em usar teorias formais para estudar as línguas naturais em seus diversos aspectos. Buscávamos, assim, fortalecer nacionalmente as abordagens formais, ainda tão pouco conhecidas no Brasil.

Trabalhos desenvolvidos no núcleo, como os manuais didáticos de sintaxe e semântica, são reconhecidos e utilizados em instituições de todo o Brasil. Além disso, o NEG recebe pesquisadores visitantes do Brasil e do exterior, além de participar de projetos de cooperação internacional.

Coordenação: Roberta Pires de Oliveira (PPGI/UFSC – PPGL/UFPR)

NUPDiscurso – Texto, Discurso e Práticas Sociais

O NUPDiscurso foi criado pelo Prof. José Luiz Meurer e obteve seu credenciamento na UFSC em 2001, pelo Conselho do CCE na reunião de 03/07/2001, através da Portaria n. 0649/GR/96. É formado por professores, alunos de graduação e pós-graduação interessados em pesquisas na área de análise do discurso e áreas afins. O NUPDiscurso já contribuiu para a abertura de novos grupos de pesquisa pelos seus integrantes e participou de todas as edições da SEPEX/UFSC até 2012. Além da participação em congressos nacionais e internacionais e em associações acadêmico-profissionais, os integrantes do NUPDISCURSO vêm publicando artigos e capítulos de livros que contemplam a relação entre textos, discursos e práticas sociais.

O NUPDISCURSO realiza pesquisa com o intuito de descrever, interpretar e/ou explicar aspectos lexicogramaticais, discursivos e sociais do uso da linguagem em diferentes contextos socioculturais As pesquisas realizadas pelos membros do NUPDISCURSO visam oferecer subsídios para professores/as e alunos/as sobre variadas manifestações de textos orais e escritos, contribuindo para o desenvolvimento de uma melhor compreensão dos papéis e do poder da linguagem

Coordenação: Viviane Maria Heberle (DLLE/PPGI/PGET/UFSC)