Matrícula em Pós-Doc

Confira o procedimento para realizar a matrícula do Estágio Pós-Doutoral no PPGI, segundo a Resolução Normativa N° 36/CUn

Passos Iniciais:
O candidato deverá ser portador do título de doutor e deverá formalizar seu pedido enviando e-mail à Coordenação do programa (ppgi.ufsc.coord@gmail.com). O pedido deverá conter informação sobre a área de concentração de interesse, indicando a linha de pesquisa junto à qual pretende realizar suas atividades em tempo integral, título do projeto, período de estudos, bem como uma carta de anuência do docente que será o supervisor. Também será necessário enviar o Plano de trabalho contendo: a) projeto de pesquisa resumido no máximo 15 páginas, incluindo cronograma de execução das atividades; b) atividades de ensino, se houver. O pedido precisará ser aprovado pelo Colegiado do Programa.

Matrícula:

Após a aprovação pelo Colegiado, o candidato poderá solicitar a matrícula. Nesta etapa, será necessário:

  1. Preenchimento do formulário de inscrição, via CAPG: https://capg.sistemas.ufsc.br/inscricao/index.xhtml?cdCurso=XXXXXXXX
  2. Carta de aceitação do supervisor vinculado ao PPGI (lembre-se que o supervisor deverá ser permanente ao programa);
  3. Cópia do diploma de doutor, com validade nacional;
  4. Curriculum vitae atualizado na plataforma LATTES, no caso de estrangeiros, currículo impresso;
  5. Plano de trabalho contendo: a) projeto de pesquisa resumido no máximo 15 páginas, incluindo cronograma de execução das atividades; b) atividades de ensino, se houver;
  6. Declaração ou instituição de empresa autorizando o afastamento para a realização das atividades previstas do estágio pós-doutoral, caso o candidato possua vínculo empregatício;
  7. Comprovante de recebimento de bolsa de órgãos de fomento ou de outras fontes, caso o candidato disponha de bolsa de estudos e/ou pesquisa;
  8. Declaração de capacidade financeira para custear despesas pessoais e para cobrir despesas pertinentes à realização do projeto de pesquisa, caso o candidato não receba bolsa;
  9. Declaração do trabalho voluntário: https://ppgich.ufsc.br/files/2015/10/RN_67_Servi%C3%A7o_Volunt%C3%A1rio_PROPG.pdf

A duração do estágio será de no mínimo três a doze meses, podendo prorrogar até quatro vezes de doze meses cada. A Universidade não se obriga a oferecer recursos materiais e financeiros destinados à realização das tarefas propostas no plano de trabalho do candidato, porém poderá disponibilizar a infraestrutura já existente no programa.

Importante lembrar:

  • Comprovante de recebimento de bolsa por órgãos de fomento ou de outras fontes, caso o candidato disponha de bolsa de estudos e/ou pesquisa.
  • No caso de NÃO RECEBER BOLSA, a documentação necessária é: a) Declaração de capacidade financeira para custear despesas pessoais e para cobrir despesas pertinentes à realização do projeto de pesquisa; b) Declaração de que dispõe de tempo integral e dedicação exclusiva às atividades a serem desenvolvidas durante o pós-doutorado; c) Se tem vínculo empregatício: deve-se anexar também declaração da instituição autorizando o afastamento das atividades laborais para a realização do pós-doc; d) Se NÃO tem vínculo empregatício: deve-se anexar também Termo de Adesão ao Serviço Voluntário, devidamente assinado pelo Coordenador do Programa, candidato e testemunhas. * A assinatura da Pró-Reitora de Pós-Graduação será realizada digitalmente no processo quando este for encaminhado à CBO/PROPG para análise *
  • Para informações gerais da PROPG: Acesse aqui
  • CHECKLIST sobre procedimento e documentaçãoPara a Matrícula, para a prorrogação de prazos e para o encerramento de estágio e emissão de certificado

O resultado será apresentado na Ata da reunião do Colegiado Delegado do PPGI. Boa sorte!