Matrícula em disciplina isolada

Veja aqui o quadro de disciplinas ofertadas exclusivamente no formato online no semestre 2020.2.

Para solicitar a matrícula em disciplina isolada (aluno/a especial), os interessados/as deverão:

Preencher o formulário aqui. Ao final do formulário tem espaço para upload da documentação necessária, são esses os documentos:

  • Histórico(s) do(s) curso(s) superior(es) em PDF;
  • Link de acesso ao Currículo Lattes atualizado;
  • Cópia da Carteira de identidade e CPF, Passaporte ou CNH em PDF;
  • Comprovante de proficiência em língua estrangeira (Inglês): EPEx – Exame de Proficiência para o Exterior; outros exames de proficiência também serão aceitos, como o TOEFL CBT e IBT, IELTS, Cambridge Exams, com comprovação de proficiência mínima correspondente a B2 (CEFR).
  • Um pequeno texto contando as razões pelas quais você gostaria de cursar a disciplina que escolheu. O arquivo deve ser em PDF.

**Caso você não tenha como comprovar sua proficiência e o professor da disciplina aprovar seu pedido, você receberá uma mensagem para fazer vídeo conferência para que o professor possa avaliar sua proficiência oral em inglês.

Você receberá um e-mail confirmando o recebimento do seu requerimento de matrícula em disciplina isolada e na sequência a secretaria encaminhará o seu pedido ao docente responsável pela disciplina.

Após resposta do professor, será encaminhado um e-mail ao candidato dizendo se o pedido foi deferido ou indeferido. Caso o pedido seja deferido, serão dadas instruções para que a matrícula seja efetivada. O e-mail informando o deferimento do pedido não significa que o candidato já está matriculado, mas sim que está apto para efetivar a matrícula na disciplina.

Observação 1: Ex-alunos de mestrado do PPGI, ex-alunos de curso de graduação em Letras Inglês e falantes de inglês como língua nativa não precisam apresentar comprovante de proficiência.

Observação 2: As disciplinas obrigatórias não permitem solicitação de matrícula como aluno em disciplina isolada.

Observação 3: Alunos estrangeiros só podem solicitar ingresso como “aluno especial” se tiverem visto permanente no Brasil, ou se estiverem vinculados a um convênio (lista de universidades conveniadas disponível em: https://sinter.ufsc.br/instituicoes-conveniadas/). Os documentos estrangeiros (histórico escolar e diploma) devem apresentar autenticação do Consulado Brasileiro no país de origem.

Observação 4: Pela Resolução Normativa 95/CUn/2017, da UFSC, Art. 49, matrícula poderá ser concedida, em disciplinas isoladas a interessados que tenham ou não concluído curso de graduação.

Observação 5: Pelo Regimento do PPGI, Art. 32 §1.º,  a matrícula em disciplinas isoladas requer a aprovação do professor da disciplina e comprovação de proficiência em língua inglesa.

Para dúvidas ou mais informações, envie mensagem para ppgi.ufsc.secretaria@gmail.com

 

Informações atualizadas em 15 de outubro de 2020.