Eventos do PPGI

Apresentamos, abaixo, um descritivo dos eventos promovidos pelo PPGI. Para saber mais sobre os eventos que estão sendo divulgados, por favor, acesse aqui para conferir as postagens.

PPGI Lecture

PPGI Lecture é um evento aberto, público, em que professores internos ou externos ao Programa, ou seus alunos de pós-doutorado, convidados pela coordenação e/ou por professores, apresentam uma palestra, com tema relacionado às áreas de concentração e linhas de pesquisa do Programa e com título definido pelo palestrante. É organizado pela coordenação e/ou por professores do programa, com apresentações de 20 a 50 minutos, seguidas por interação do público, podendo ocorrer em qualquer período do ano, em qualquer dia e horário, com divulgação na página do programa.

PPGI Lecture – End of Year Talks

O PPGI Lecture –  End of Year Talks (ou Year-End Talks) é um evento anual de final de ano, organizado pela coordenação, restrito aos membros do PPGI, em que professores das duas áreas de concentração do Programa apresentam palestras, com tema relacionado às suas áreas de concentração e linhas de pesquisa e com títulos definidos pelos palestrantes. As apresentações têm duração de 20 a 40 minutos cada, seguidas por interação do público presente. As datas e horários do evento são divulgados na página do programa. Este evento tem processo de inscrição para participação, com número de vagas limitado, e com emissão de certificados para os participantes.

Open Seminar

Open Seminar, exigência do currículo de doutorado do PPGI, é um evento aberto, público, com apresentação dos resultados dos estudos independentes e leituras orientadas pelo/a orientador/a, que visam aprofundar o conhecimento na área em que o aluno realiza sua pesquisa. É organizado pelo aluno e feito em forma de palestra, que deverá ocorrer até o final do seu terceiro semestre, com duração entre 30 e 40 minutos, seguidas por interação do público.

Doctoral Studies in Progress

Doctoral Studies in Progress, exigência do currículo de doutorado do PPGI, é um evento aberto, público, em que os alunos de doutorado apresentam, até o 33º mês após o ingresso, o estado atual da pesquisa. É organizado pela Coordenação e/ou pelos estudantes, com apresentações devendo durar de 15 a 20 minutos, seguidas por interação do público e/ou do/a Professor/a Orientador/a, de 5 a 10 minutos.

Research Festival

Research Festival, exigência do currículo de mestrado do PPGI, é um evento aberto, público, em que os alunos de mestrado apresentam o estado atual das leituras e do projeto de pesquisa, com apresentações devendo durar até 15 minutos, seguidas por interação do público de 5 a 10 minutos. É organizado pelos estudantes e pelos/as ministrantes das disciplinas de Pesquisa em Estudos Linguísticos e Pesquisa em Estudos Literários. E deverá ocorrer até o final do segundo semestre de cada ano.

Seminário Experiências do Doutorado Sanduíche

Seminário Experiências do Doutorado Sanduiche é um evento aberto, público, em que estudante(s) de doutorado com a experiência do Doutorado Sanduíche compartilha(m), na forma de palestra, da(s) experiência(s) como doutorando(s) em universidade(s) estrangeira(s). É organizado pela Coordenação e/ou pelo(s) próprio(s) aluno(s), com apresentação(ões) individual(is), com duração entre 20 a 30 minutos, seguida(s) por interação com o público de 10 a 20 minutos.

Seminário Experiências de Pós-Doutorado

O Seminário Experiências de Pós-Doutorado é um evento aberto, público, em que os pós-doutorandos compartilha(m), na forma de palestra, sua(s) experiência(s) e sua(s) pesquisa(s) no PPGI. É organizado pela Coordenação e/ou pelo(s) próprio(s) pós-doutorando(s), com apresentação(ões) individual(is), com duração entre 20 a 30 minutos, seguida(s) por interação com o público de 10 a 30 minutos.

PPGI Workshop

PPGI Workshop é um evento fechado, com exigência de inscrição com número máximo de participantes definido para cada um. É organizado e ministrado por alunos e/ou professores do Programa para desenvolvimento de habilidades e/ou conhecimentos específicos relacionados com as demandas do Programa e/ou com suas áreas de concentração. Cada workshop será composto de 01 a 04 módulos de 02 horas cada, de acordo com suas características.

Defesa de Tese

A Defesa de Tese é um evento aberto, público, com apresentação de seus conteúdos gerais, durante até 30 minutos, e arguição pelos membros da banca, com até 20 minutos para cada membro e até 10 minutos de respostas pelo candidato, com prazo para ocorrer até o final do 48º mês após o ingresso, em consonância com o regimento do Programa e as normas da UFSC.

Defesa de Dissertação

A Defesa de Dissertação é um evento aberto, público, com apresentação de seus conteúdos gerais, durante até 20 minutos, e arguição pelos membros da banca, com até 20 minutos para cada membro, com prazo para ocorrer até o final do 24º mês após o ingresso, em consonância com o regimento do Programa e as normas da UFSC.