Programa de Pós-Graduação em Inglês
  • Defesa de Mestrado – Danielle dos Santos Wisintainer

    Publicado em 28/03/2016 às 14:43 02Mon, 28 Mar 2016 14:43:45 +000045.

    O PPGI convida a todos para a banca de defesa de mestrado de Danielle dos Santos Wisintainer, intitulada:

    “The processing of phrasal verbs by nonnative and native speakers of English: An eye movement study”

     

    A banca será composta pelos professores:

    Dr.ª Mailce Borges Mota (Orientadora e Presidente – UFSC)
    Dr.ª Elisângela Nogueira Teixeira (UFC – CE)
    Dr. Markus Damian (University of Bristol – UK)
    Dr.ª Rosely Perez Xavier (UFSC)

     

    A defesa ocorrerá na sala Machado de Assis, bloco B do CCE/UFSC às 09h00min do dia 30 de março de 2016


  • Convocação – Reunião com os ingressos de mestrado 2016

    Publicado em 16/03/2016 às 10:34 10Wed, 16 Mar 2016 10:34:12 +000012.

    Prezados Alunos(as)

     

    O PPGI informa a todos os alunos(as) ingressos em 2016 que teremos uma reunião da coordenação do Programa para informes sobre o funcionamento do curso no dia 1º de abril de 2016, às 16h30min, na sala 309, bloco B do CCE/UFSC

    A reunião é obrigatória a todos(as).

     

    Alunos que porventura não possam participar, deverão justificar a ausência na secretaria.


  • Newsletter – Março

    Publicado em 10/03/2016 às 10:50 10Thu, 10 Mar 2016 10:50:08 +000008.

    É com grande prazer que anunciamos que a edição da Newsletter do PPGI, a PGINews, de março já se encontra disponível no nosso site.

    A 4ª edição da mesma já pode ser conferida neste link


  • Aula Magna

    Publicado em 04/03/2016 às 16:11 04Fri, 04 Mar 2016 16:11:07 +000007.

    The English Graduate Program invites the students to take part in the Master Lecture presented by  Dr. Tommaso M. Milani (University of the Witwatersrand, Johannesburg, South Africa) on March 22th, 2016, at Henrique Fontes auditorium, 10:00 a.m.

     

    Queer performativity

     

    Over the last two decades, performativity has become one of the most significant notions – if not the most influential one – in the study of language and socio-cultural processes. Most commonly associated with the work of the American philosopher Judith Butler on gender, sexuality and the sexed body (1990, 1993, 2004, 2011), performativity’s uptake has far exceeded the original focus of the concept. Though appreciating the wide-raging impact of the concept, in this talk, I propose that it is perhaps time to “bring performativity back” (Livia and Hall 1997) to its origins; this time though it’s not its linguistic heritage that we should rediscover but its queer pedigree (Sedgwick 1993), which lies at the crossroads of gender, sexuality and the body. Such a suggestion might sound paradoxical, because the very existence of an origin(al) is undermined by a performativity approach. However, renewed attention to the body brings with it the promise of broadening the remit of inquiry beyond a narrow focus on language so as to encompass “aspects of experience and reality that do no present themselves in propositional or even in verbal form” (Sedgwick 2003: 6), such as affect and materiality (see also Bucholtz and Hall, in press, Peck and Stroud 2015). A re-centering of performativity around its queer roots also has the potential to re-frame ongoing discussions about (anti)normativity in gender and sexuality research.

     

    Bio-Data

    Dr. Tommaso M. Milani is Associate Professor of Linguistics at the University of the Witwatersrand, Johannesburg, South Africa. He is Co-Editor of the journals African Studies (Taylor and Francis) and Gender and Language (Equinox) with Carmen Rosa Caldas-Coulthard; he is also Editor of the book series Advances in Sociolinguistics (Bloomsbury). His work has appeared in many international journals, including Discourse & Society, Journal of Sociolinguistics, and Language in Society. He has recently edited the book Language and Masculinities: Performances, Intersections, Dislocations (Routledge, 2015).


  • Mesa Redonda – Gender Studies: Theories and Applications

    Publicado em 04/03/2016 às 16:03 04Fri, 04 Mar 2016 16:03:12 +000012.

    O PPGI convida a todos para comparecerem no dia 21 de março de 2016, na sala Machado de Assis, às 14h00min, à mesa redonda Gender Studies: Theories and Applications

    Esta mesa redonda tem por objetivo a discussão de temas relacionados às questões de Linguagem/Discurso e Gênero Social, tão importantes no momento social e político que vivemos no momento. Os/as participantes são reconhecidos/as (internacional e nacionalmente) como analistas de discurso e sua presença na PGI e UFSC certamente contribuirá para que nossos/nossas pesquisadores/as tenham um olhar ainda mais aprofundado na intersecção Discurso e Gênero.

    Após as exposições, haverá um debate entre os/as apresentadores/as e a audiência. Contamos com a participação de todos/as.

     

    Dr. Tommaso Milani

    Universidade de Witwatersrand, South Africa

    “Gender and Language: Where are we now?”

     

    Dra. Silvana Mota-Ribeiro

    Universidade do Minho, Portugal

     

    Dr. Rodrigo Borba

    Universidade Federal do Rio de Janeiro
    A renúncia de si: interação, gênero e (des)identificação no Processo Transexualizador

     

    Dra. Lourdes Martinez-Echazába

    University of California, Santa Cruz, Estados Unidos
    ”Neither Fist Nor Feather’: Queer (Im)Possibilities in Cuba”

     

    Prof. Dra. Carmen Rosa Caldas-Coulthard

    Professora Titular da PGI e da PGET

    Coordenadora do Evento

     

    P.S – Esta mesa redonda contará como ‘Open Seminar’ para os/as alunos/as da PGI.


  • Curso – Introdução à Linguística Forense

    Publicado em 04/03/2016 às 09:36 09Fri, 04 Mar 2016 09:36:45 +000045.

    O PPGI convida a todos para participarem do curso intensivo

    PGI 510125 Tópicos Especiais em Discurso, Educação e Sociedade: Introdução à Linguística Forense

     

    Os documentos necessários para a matrícula como aluno isolado no curso são:

     

    • Nome completo
    • CPF
    • RG
    • Data de Nascimento
    • E-mail
    • Nome da mãe
    • Estado Civil
    • Nacionalidade

     

    Alunos regulares podem fazer a matrícula normalmente enviando um e-mail para a secretaria do programa.

     

    O curso será ministrado pelo Prof. Dr. Malcolm Coulthard, do dia 28 de março a 1 de abril, com a validade de 2 créditos.


  • Palestra

    Publicado em 03/03/2016 às 16:11 04Thu, 03 Mar 2016 16:11:00 +000000.

    O PPGI convida a todos para a palestra que ocorrerá no dia 16 de março de 2016, às 17h00min, na sala Machado de Assis, bloco B do CCE/UFSC ministrada pelo Prof. Dr. Mike Scott

    Dr Mike Scott, the developer of the Corpus software Wordsmith Tools, will give a lecture entitled Developing Software for Corpus Linguistics on Wednesday March 16th at 5pm in Sala Machado de Assis. 

    At the beginning of the 1980’s, when Bloco B did not exist, Mike was a British Council Visiting Lecturer attached to PGI and working with a national team on ESP materials. Some of the early developmental work on what became Wordsmith Tools was done in Mike’s spare time in his house in Lagoa.

    Mais informações sobre o palestrante podem ser adquiridas neste link


  • Próximas defesas do PPGI

    Publicado em 01/03/2016 às 15:15 03Tue, 01 Mar 2016 15:15:21 +000021.

    O PPGI convida a todos para as defesas de doutorado e mestrado que ocorrerão no decorrer do mês de março

    Segue abaixo a relação das defesas:

    03 de março de 2016

    09h00min, sala Machado de Assis, Bloco B do CCE/UFSC

    Defesa de dissertação de Tayane de Paula Bastos Santos, intitulada:

    “Listening while reading narratives on spoken word recognition,  text comprehension and lexical memory of EFL Brazilian learners”

    A banca será composta pelas seguintes professoras:

    Dra. Rosane Silveira (UFSC – Presidente)

    Dra. Roberta Pires de Oliveira (UFSC – Orientadora)

    Dra. Maria Luiza Cunha LIma -(UFMG)

    Dra. Lêda Maria Braga Tomitch – (UFSC)

    Dra. Mailce Borges Mota (UFSC)

     

    04 de março de 2016

    09h00min, sala Machado de Assis, bloco B do CCE/UFSC

    Defesa de dissertação de Davi Alves Oliveira, intitulada:

    “Working memory capacity and mental translation in EFL reading comprehension”

    A banca será composta pelas professoras:

    Dra. Lêda Maria Braga Tomitch (UFSC – Orientadora e Presidente)

    Dra. Donesca Cristina Puntel Xhafaj (UFSC)

    Dra. Maria Ester Wollstein Moritz  (UFSC)

    Dra. Rosane Silveira  (UFSC)

     

    07 de março de 2016

    15h00min, sala Machado de Assis, bloco B do CCE/UFSC

    Defesa de dissertação de Paola Gabriela Biehl, intutulada:

    “Tracing teacher development: A case study of a novice teacher”

    A banca será composta pelos professores:

    Dra. Adriana de Carvalho Kuerten Dellagnelo (UFSC – Orientadora e Presidente)

    Dr. Marcos Cesar Polifemi (Cultura Inglesa/SP)

    Dra. Raquel Carolina Souza Ferraz D’Ely (UFSC)

    Dra. Gloria Gil (UFSC)

     

    08 de março de 2016

    14h30min, sala Machado de Assis, bloco B  do CC/UFSC

    Defesa de dissertação de Marcos Antonio de Oliveira Santos, intitulada:

    “The production of word-initial /s/ clusters by Brazilian future EFL teachers in Bahia: The roles of linguistic and non-linguistic variables 

    A banca será composta pelas professoras:

    Dra. Rosane Silveira (UFSC – Orientadora e Presidente)

    Dra. Melissa Bettoni – (IFSC)

    Dra. Donesca Cristian Puntel Xhafaj -(UFSC)

    Dra. Denise Cristina Kluge – (UFPR)

     

    09 de março de 2016

    09h30min, sala Machado de Assis, bloco B do CCE/UFSC

    Defesa de dissertação de Roberto Rodrigues Bueno, intitulada:

    “Stress placement and  suffix vowel production in English polysyllabic words by Brazilian learners”

    A banca será composta pelas professoras:

    Dra. Rosane Silveira (UFSC – Orientadora e Presidente)

    Dra. Andressa Brawerman Albini (UTFPR)

    Dra. Denise Cristina Kluge (UFPR)

    Dra. Maria Ester Wollstein Moritz (UFSC)

     

    10 de março de 2016

    09h00min, sala Machado de Assis, bloco B do CCE/UFSC

    Defesa de tese de Viviane D’Ávila Heidenreich, intitulada:

    “Olive Schreiner: An early postcolonial voice?”

    A banca será composta pelos professores:

    Dra. Susana Bornéo Funck – (UFSC – Orientadora e Presidente)

    Dr. Miguel Nenevé – (UNIR)

    Dra. Ramayana Lira de Sousa – (UNISUL)

    Dra. Cristina Scheibe Wolff -(UFSC)

    Dra. Maria Lúcia Milléo Martins – (UFSC)

    Dra. Aline Balduíno P. Fernandes – (UFSC)

     

    11 de março de 2016

    14h30min, sala Machado de Assis, bloco B do CCE/UFSC

    Defesa de dissertação de Felipe Antônio de Souza, intitulada:

    “Don’t mess with a witch: Power relations, gender and subcultural issues on witches’ representation in the media”

    A banca será composta pelos professores:

    Dra. Viviane Maria Heberle (UFSC – Orientadora e Presidente)

    Dra. Cristiane Denise Vidal (IFC)

    Dra. Débora de Carvalho Figueiredo -(UFSC)

    Dr. Marcos Antonio de Oliveira Morgado –  (UFSC)

     

    16 de março de 2016

    14h30min, sala Machado de Assis, bloco B do CCE/UFSC

    defesa de dissertação de Sidnei Werner Woelfer, intitulada:

    “Constructing meaning from cartoons: The effects of EFL reading proficiency and working memory capacity on the processing of verbal and pictorial information”

    A banca será composta pelos professores:

    Dra. Lêda Maria Braga Tomitch (UFSC – Orientadora e Presidente)

    Dra. Luciane Baretta (UNICENTRO)

    Dra. Viviane Maria Heberle (UFSC)

    Dr. Celso Henrique Soufen Tumolo –  (UFSC)

     

    18 de março de 2016

    14h00min, sala 248, bloco A do CCE/UFSC

    Defesa de Tese de Rafael Matielo, intitulada:

    “Intralingual subtitles, interlingual subtitles, and L2 development: An exploratory study with EFL learners”

    a banca será composta pelos professores:

    Dra. Roberta Pires de Oliveira (UFSC – Orientadora)

    Dra. Luciane Baretta (UNICENTRO – Coorientadora e Presidente)

    Dra. Gicele Virgine Prebianca – (IFC)       

    Dra. Claudia Finger Kratochvil –(UFFS)

    Dra. Lêda Maria Braga Tomitch -(UFSC)

    Dra. Rosane Silveira – (UFSC)

    Dra. Celso Henrique Soufen Tumolo – (UFSC)

     


  • Newsletter – Fevereiro

    Publicado em 17/02/2016 às 09:23 09Wed, 17 Feb 2016 09:23:27 +000027.

    É com grande prazer que anunciamos que a edição da Newsletter do PPGI, a PGINews, de fevereiro já se encontra disponível no nosso site.

     

    A 3ª edição da mesma já pode ser conferida neste link


  • Minicurso – Narrative Analysis / Corpus-Based Tools

    Publicado em 12/02/2016 às 11:20 11Fri, 12 Feb 2016 11:20:23 +000023.

    O PPGI convida todos para participarem do Minicurso

    NARRATIVE ANALYSIS/CORPUS-BASED TOOLS

     

    Informamos a todos que as vagas são limitadas e que é necessário enviar um e-mail com nome completo, CPF e data de nascimento, solicitando participação para o endereço ppgi@contato.ufsc.br

     

    Segue abaixo a programação do evento.

     

    TIME: 9 – 12 a.m.

    DATE: 18th  TO 19th February (Thursday and Friday)

    PLACE: LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA 007 – CCE-A

     

    Mini-Course Programme

     

    Thursday 18th

    9-10 a.m. – Mini-Course on Narrative Analysis/Corpus-based Tools

    10-10.30 a.m. – Coffee Break

    10.30-12 a.m.  – Continuation of Mini-Course on Narrative Analysis/Corpus-based Tools

     

    Friday 19th

    9-10 a.m. – Mini-Course on Narrative Analysis/Corpus-based Tools

    10-10.30 a.m. – Coffee Break

    10.30-12 a.m.  – Continuation of Mini-Course on Narrative Analysis/Corpus-based Tools

     

     

    MICHAEL TOOLAN’S LECTURE

     

    TITLE:  NEWS MEDIA REPRESENTATION OF GROWING INEQUALITY IN THE UK: UNDERTAKING A CDA STUDY USING CORPUS LINGUISTIC METHODS

     

    Monday 22nd

    10-11.30 – Lecture for PGI/PGET students

    AUDITÓRIO HENRIQUE FONTES – CCE-B

     

    Abstract

    My talk will report on my ongoing research on how the Daily Mail and the London Times have represented wealth inequality in the UK, across the forty years from 1971 to 2011. Over that period, inequality has grown significantly: is there evidence in the newspapers to suggest that what was reported, and how it was reported, shifted accordingly across the decades, and shifted not merely to report completed changes but also to foster changed attitudes? My speculation, in a CDA spirit, is that the Mail and the Times may have done some of the later, thereby ‘normalising’ current levels of inequality as reasonable, unavoidable, and necessary. The research challenge is then to present evidence of these shifts and naturalisings, and this in turn presents methodological difficulties. I will discuss these matters, and share some data and initial findings.