Perguntas Frequentes
Para facilitar a busca pela resposta à sua dúvida, pressione Ctrl + F e digite a palavra chave da sua dúvida.
Antes de enviar qualquer dúvida para a secretaria do programa, leia esta Seção, o Regimento e as Resoluções do PPGI.
Clique nas perguntas para visualizar as respostas.
1Como concorrer a uma das vagas do curso de mestrado/doutorado do PPGI?
2 É possível concorrer a uma vaga de doutorado tendo concluído somente a graduação?
3 Como efetuar a matrícula no programa?
Alunos veteranos devem solicitar matrícula em disciplina por meio de acesso ao sistema de Controle Acadêmico de Pós-Graduação (CAPG) conforme prazo estabelecido no Calendário Acadêmico. O Reajuste de Matrícula, se necessário, também deve ser feito por meio de acesso ao CAPG conforme prazo estabelecido no Calendário Acadêmico. Solicitação de inclusão/exclusão matrícula de disciplina após o período de Reajuste de Matrícula deve ser feita por meio de envio de formulário específico, disponível em Formulários para o e-mail da secretaria. A matrícula em disciplina dos alunos especiais aprovados e classificados no processo seletivo simplificado para disciplinas isoladas será efetuada pela secretaria.
3.1 Os cursos de Mestrado/Doutorado são presenciais?
Excepcionalmente, o programa poderá ofertar de forma totalmente remota, por semestre, até 25% das disciplinas. Esta informação pode ser verificada em Disciplinas Oferecidas. Quando ofertadas, as disciplinas remotas serão especificadas no Quadro de Disciplinas. Caso contrário, todas as disciplinas constantes no Quadro de Disciplinas serão ministradas presencialmente.
4 Deve-se solicitar matrícula em disciplina mesmo que não haja a pretensão de cursar nenhuma disciplina ao longo do semestre letivo?
(DO) – Sim. O aluno deverá solicitar matrícula na disciplina Tese para manter sua matrícula regular na UFSC. A disciplina Tese integralizará créditos somente após a aprovação da defesa da tese. *Não efetivar matrícula, sem justificativa, por dois semestres consecutivos é motivo para desligamento automático do aluno do Programa.
5 Como saber se a solicitação de matrícula em disciplina ou de inclusão/exclusão de disciplina foi aprovada?
6 Aluno regularmente matriculado no PPGI pode solicitar matrícula em disciplina de outro PPG?
7 Aluno regularmente matriculado em outro PPG pode solicitar matrícula em disciplina no PPGI?
8 Como saber a data de início das aulas?
9 Como emitir o Atestado de Matrícula e o Histórico Escolar?
10 Como saber a data prevista para o término do curso?
11 Como se dá a concessão de bolsa de estudo no programa?
12 As prorrogações de prazo de conclusão do curso estão incluídas no prazo previsto para o término do curso?
Os prazos prorrogacionais são contados em dias corridos a contar da data seguinte ao término do curso. Exemplo ME: Início do curso: 01/03/2022 Término do curso: 28/02/2024 1ª prorrogação solicitada e aprovada: 45 dias. Logo, ao prazo previsto para o término do curso devem ser acrescentados 45 dias corridos a contar de 01/03/2024. 2ª prorrogação solicitada e aprovada: 105 dias: Logo, ao prazo previsto para o término da primeira prorrogação devem ser acrescentados 105 dias a contar da data seguinte ao término da primeira prorrogação. Exemplo DO: Início do curso: 01/03/2022 Término do curso: 28/02/2026 1ª prorrogação solicitada e aprovada: 45 dias. Logo, ao prazo previsto para o término do curso devem ser acrescentados 45 dias corridos a contar de 01/03/2026. 2ª prorrogação solicitada e aprovada: 105 dias: Logo, ao prazo previsto para o término da primeira prorrogação devem ser acrescentados 105 dias a contar da data seguinte ao término da primeira prorrogação.
13 Qual a duração mínima e máxima dos cursos?
(DO) – mínimo de 18 meses e máximo de 48 meses
14 Qual é o número mínimo de créditos que devo integralizar para defender minha dissertação/tese?
(DO) – 38 créditos – sendo 38 créditos em disciplinas e/ou por meio de validações de créditos de disciplinas, como também por meio de atividades complementares, incluindo as obrigatórias, e, no caso de bolsistas CAPES/DS, de estágio de docência. O estudante pode acompanhar os créditos integralizados no rodapé do campo DISCIPLINAS do Histórico Escolar.
15 Os créditos obtidos no mestrado poderão ser validados no doutorado?
Também poderão ser validados os créditos obtidos em disciplinas isoladas.
16 A disciplina Estágio de Docência é obrigatória para todos os alunos?
Resolução Normativa nº 154/2021/CUN (art. 37) Resolução Normativa nº 3/CPG/2021. Mais informações disponíveis em Estágio de Docência.
17 É permitdo o trancamento de matrícula de somente uma(algumas) disciplina(s)?
Não será permitido o trancamento da matrícula nas seguintes condições: no primeiro período letivo e em período de prorrogação de prazo para conclusão do curso.
18 É permitida a mudança de orientador ao longo do curso?
19 Posso receber orientação de um coorientador?
20 É permitida a prorrogação do prazo de conclusão do curso?
I – por até 24 (vinte e quatro) meses, para estudantes de doutorado; II – por até 12 (doze) meses, para estudantes de mestrado.
21 Em quais situações o estudante poderá ter a sua matrícula cancelada automaticamente?
II – caso seja reprovado em duas disciplinas; III – se for reprovado no exame de dissertação ou tese; IV – quando esgotar o prazo máximo para a conclusão do curso.
22 Qual é a frequência e a nota mínima de aprovação?
O aproveitamento em disciplinas será dado por notas de 0 (zero) a 10,0 (dez), considerando-se 7,0 (sete) como nota mínima de aprovação. O estudante que obtiver frequência suficiente fará jus aos créditos correspondentes às disciplinas ou atividades, desde que obtenha nota para aprovação.
23 >Como agendar a banca de qualificação/defesa?(Não vale para a pré-qualificação)
24 Qual é o prazo, após a aprovação da defesa do trabalho final, para o depósito da dissertação/tese na Biblioteca Universitária (BU)?
Dúvidas sobre formatação da Tese/Dissertação devem ser encaminhadas para a BU (https://portal.bu.ufsc.br/). A dissertação/tese deverá ser encaminhada para a assinatura da coordenação somente após assinada pelo(a) orientador(a).
25 Perdi o prazo para o depósito/a entrega da dissertação/tese na Biblioteca Universitária (BU), como proceder?
Maiores informações disponíveis aqui.
26 O que fazer para solicitar a confecção do diploma?
1. Cópia do Diploma de Graduação (enviar frente e verso e assinado por todos os signatários); Todos os documentos devem ser enviados em PDF devidamente identificados (ex: diploma de graduação, RG, …). Cada arquivo deve conter um único documento e as páginas de um mesmo documento devem compor o mesmo arquivo. Serão aceitos somente arquivos gerados a partir dos documentos originais, ou seja, arquivos com documentos coloridos, ou a partir de cópias autenticadas em cartório. Juntamente com os documentos acima, devem ser enviados o resumo, as palavras-chave e o número total de páginas da dissertação/tese.
2. Cópia do Diploma de Mestrado (caso o pedido seja para diploma de Doutorado)/(enviar frente e verso e assinado por todos os signatários);
3. Cópia do Documento de Identidade;
4. Cópia do CPF (não é necessária caso o número do CPF conste no documento de identidade);
5. Cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento.
27 – Qual o prazo para a emissão do diploma?
A secretaria comunicará por e-mail a disponibilidade de retirada do diploma na sala 313/Bloco B/CCE. Para quem não reside em Florianópolis, é possível solicitar à secretaria a remessa do diploma pelos Correios por meio do Serviço de Protocolo Externo e Correspondência da UFSC. O serviço é gratuito e as orientações serão enviadas por e-mail quando da comunicação da disponibilidade do diploma para retirada.
28 Como proceder para resolver problema de acesso aos sistemas da UFSC como, por exemplo, CAPG, Moodle, e-mail institucional, etc.?
29 Não consegui cumprir o prazo de entrega do comprovante de um evento de conclusão obrigatório ou de sua execução, como proceder?






