Projetos, Grupos, Laboratório e Núcleos de Pesquisa
PROJETOS E GRUPOS DE PESQUISA
PROJETOS INDIVIDUAIS: Os projetos individuais de pesquisa dos membros do Corpo Docente da Pós-Graduação em Inglês podem ser acessados a partir dos currículos disponíveis na Plataforma Lattes na página do CNPq.
GRUPOS DE PESQUISA: Os grupos de pesquisa dos docentes da PGI estão disponíveis no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq.
- Aprendendo a ser professor: uma abordagem sociocultural à formação de professores (GPFor)
Líderes do Grupo: Adriana de Carvalho Kuerten Dellagnelo e Maria Ester Wollstein Moritz - A Expressão da Quantificação nas Línguas Naturais
Líderes do Grupo: Roberta Pires de Oliveira e Ana Lucia de Paula Muller - Fonética e Fonologia Aplicadas à Língua Estrangeira
Líderes do Grupo: Rosane Silveira e Denise Cristina Kluge - Núcleo de Pesquisa e Ensino de Português Língua Estrangeira
Líderes do Grupo: Rosane Silveira e Ubiratã Kickhöfel Alves - Recursos Digitais e Ensino/Aprendizagem de Inglês
Líder do Grupo: Celso Henrique Soufen Tumolo - Estudos Irlandeses
Líderes do Grupo: Alinne Balduino Pires Fernandes e Maria Rita Drumond Viana - Corpos (des)viados: Articulações e intersecções de gênero, sexualidades, deficiência, raça
Líder do Grupo: Renata Lucena Dalmaso - GEFLiT – Grupo de Estudos Feministas na Literatura e na Tradução
Líder do Grupo: Alinne Balduino Pires Fernandes - Núcleo de Estudos em Leitura (NEL)
Líder do Grupo: Lêda Maria Braga Tomitch - NINTRATEC – Núcleo de Internacionalização, Tradução e Tecnologia
Líder do Núcleo: Lincoln Paulo Fernandes - Grupo de Pesquisa: INTRATEC – Internacionalização, Tradução e Tecnologia
Líder do Grupo: Lincoln Paulo Fernandes
Laboratório da Linguagem e Processos Cognitivos
NÚCLEOS DE PESQUISA
Clique nas imagens abaixo para ter acesso a mais informações sobre os Núcleos de Pesquisa vinculados ao PPGI.
AQUILES – Aquisição de Inglês como Língua Estrangeira
AQUILES é um grupo de pesquisa composto de professores e estudantes de diferentes regiões e universidades Brasileiras. O grupo é de Florianópolis, Santa Catarina e é coordenado pela professora Raquel D’Ely, professora no Departamento de Línguas e Literaturas Estrangeiras (DLLE) e no Programa de Pós Graduação em Inglês (PPGI), ambos na Universidade Federal de Santa Catarina.
NuGaL – Núcleo de Estudos de Gênero Através da Linguagem
O NuGaL (Núcleo de Estudos de Gênero Através da Linguagem) é um núcleo de estudo e pesquisa situado no campo da Análise Feminista Crítica de Discurso (Wodak, 1997; Figueiredo et al, 2006; Lazar, 2008; Caldas-Coulthard, 2020), interessado na relação mútua e constitutiva entre discurso e gênero. Para tanto, os trabalhos do núcleo utilizam a Linguística Sistêmico-Funcional como teoria linguística de base (Halliday e Matthiessen, 2004), e as abordagens feministas anticapitalistas, anti-racistas e ecológicas como teorias centrais de gênero (Fraser, 2013; Federici, 2009). Mais especificamente, os trabalhos do grupo tratam das relações entre gênero, raça, classe, sexualidade e poder no março do capitalismo financeiro do terceiro milênio, sobretudo no que diz respeito ao papel da linguagem, ou das semioses, na construção e reconstrução dos sistemas de crença e conhecimento, das relações e das identidades sociais. Dentre os temas/objetos explorados pelo grupo, podemos apontar: as representações, disputas e tensionamentos dos direitos reprodutivos e sexuais no discurso judicial; as relações entre discurso, gênero e saúde; as representações de papéis de gênero em relacionamentos sexuais e/ou românticos em músicas populares; as narrativas relativas a questões de políticas corporais e estéticas para mulheres negras; as narrativas orais de histórias de vidas com foco em representatividades de gênero e raça; e a representatividade das mulheres no discurso político.
Coordenação: Débora de Carvalho Figueiredo (DLLE/PPGI/IEG/UFSC)
NEL – Núcleo de Estudos em Leitura
Criado em 2002 no âmbito do Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras – UFSC, o grupo tem como objetivo principal desenvolver pesquisas na área de processamento, compreensão e produção da linguagem escrita, incluindo tanto os aspectos cognitivos como os instrucionais. Em relação aos aspectos cognitivos, o enfoque está no entendimento dos processos componentes da compreensão e produção escrita, como eles se inter-relacionam e
influenciam na construção da representação mental do texto durante a leitura e a produção de textos escritos. No que se refere aos aspectos instrucionais, as pesquisas do grupo buscam analisar e desenvolver práticas pedagógicas que auxiliem o leitor na otimização do processamento textual, liberando então recursos da memória de trabalho para a execução de processos de mais alto nível e levando o leitor a uma leitura mais crítica e mais produtiva do texto.
Coordenação: Lêda Maria Braga Tomitch (DLLE/PPGI/UFSC)
NUPFFALE – Núcleo de Pesquisa em Fonética e Fonologia Aplicada à Língua Estrangeira
O Núcleo de Pesquisa em Fonética e Fonologia Aplicada à Língua Estrangeira é constituído de professores e alunos de Pós-Graduação e de Iniciação Científica, de instituições de ensino diferentes, envolvidos em projetos de pesquisa em fonética e fonologia aplicada à língua estrangeira, produzindo pesquisa sobre a percepção e produção da fala, bem como a aprendizagem e o ensino da pronúncia.
Coordenação: Rosane Silveira (PPGI/UFSC)
Vice-coordenação: Denise Cristina Kluge (UFRJ)
NEI – Núcleo de Estudos Irlandeses
Grupo de pesquisa multidisciplinar em Estudos Irlandeses cujo objetivo é promover os estudos e a pesquisa de aspectos sociais, políticos, econômicos, culturais e artísticos da Irlanda em uma diversidade de áreas e contextos, como História, Linguagem, Literatura, Teatro, Artes Visuais, Cinema, Jornalismo, Ciências Sociais, entre outras.
Coordenação: Alinne Balduino Pires Fernandes (DLLE/PPGI/PGET/UFSC)
NEG – Núcleo de Estudos Gramaticais
O Núcleo de Estudos Gramaticais – N.E.G. – surgiu em 1998 por iniciativa dos professores Carlos Mioto, Maria Cristina Figueiredo Silva, Ruth Elizabeth Vasconcelos Lopes e Roberta Pires de Oliveira, como um espaço aberto, embora sediado na UFSC, para congregar pesquisadores interessados em usar teorias formais para estudar as línguas naturais em seus diversos aspectos. Buscávamos, assim, fortalecer nacionalmente as abordagens formais, ainda tão pouco conhecidas no Brasil.
Trabalhos desenvolvidos no núcleo, como os manuais didáticos de sintaxe e semântica, são reconhecidos e utilizados em instituições de todo o Brasil. Além disso, o NEG recebe pesquisadores visitantes do Brasil e do exterior, além de participar de projetos de cooperação internacional.
Coordenação: Roberta Pires de Oliveira (PPGI/UFSC – PPGL/UFPR)
NINTRATEC – Núcleo de Internacionalização, Tradução e Tecnologia
O Núcleo de Internacionalização, Tradução e Tecnologia – NInTraTec é um centro de pesquisa interdisciplinar voltado para a produção e disseminação do conhecimento relacionado ao papel da tradução e tecnologia no processo de internacionalização de instituições de ensino superior (IES). As atividades de pesquisa, de natureza acadêmica, congregam pesquisadores que desenvolvem estudos no âmbito de diferentes áreas de pesquisa dentro e fora do campo disciplinar Estudos da Tradução (ET), contemplando temas variados, abordados a partir de diversas perspectivas teóricas e metodológicas.
As atividades desenvolvidas pelo NInTraTec refletem-se no desenvolvimento de projetos inovadores destinados a aprofundar o papel e uso da tradução e tecnologia na internacionalização do ensino superior. Os investigadores deste Núcleo privilegiam como principais campos disciplinares: os Estudos da Tradução (ET), Linguística Aplicada, Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), Design, Relações Internacionais (RI), Análise Crítica do Discurso e a Engenharia do Conhecimento (EGC).
Coordenação: Lincoln P. Fernandes (PPGI/DLLE/UFSC)
Vice-coordenação: Marcos Antônio Morgado de Oliveira (DLLE/UFSC)
INTRATEC – Internacionalização, Tradução e Tecnologia
O Grupo de Pesquisa (GP) Internacionalização, Tradução e Tecnologia (InTraTec) objetiva explorar a Internacionalização do Ensino Superior (IHE) a partir de uma perspectiva interdisciplinar, com enfoque em duas dimensões cruciais, responsáveis por sua contínua manutenção e desenvolvimento sustentável: Tradução e Tecnologia. Para isso, adota uma abordagem transversal e integradora da internacionalização a fim de compreender suas relações com outras áreas do conhecimento, a saber, a Educação, Estudos da Tradução, Relações Internacionais, Gestão Universitária, Design e Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Dessa forma, a repercussão do trabalho desenvolvido pelo InTraTec está na aplicação do conhecimento científico e tecnológico, gerado pelas pesquisas realizadas no âmbito deste GP, a fim de aperfeiçoar e instrumentalizar processos de internacionalização, por meio de assessorias e produtos que irão (in)diretamente contribuir com os processos de internacionalização das IES.
Coordenação: Lincoln P. Fernandes (PPGI/DLLE/UFSC)