NOTÍCIAS – LINGUÍSTICA FORENSE

23/08/2013 16:10

Notícias da OAB:

UFSC fará primeira conferência sobre linguagem e direito

Os Professores da UFSC. Prof. Dr Malcolm Coulthard e Prof. Dra Carmen Rosa Caldas-Coulthard  apresentaram ao presidente da OAB/SC, Tullo Cavallazzi Filho, detalhes sobre o primeiro Congresso Internacional Linguagem e Direito: Construindo Pontes, que ocorrerá de 11 a 13 de dezembro em Florianópolis. A visita à Seccional teve a participação ainda da aluna de Mestrado da PGET e Advogada Dienifer Leite Maliska.  O Prof. Malcolm Coulthard, fundador da área de pesquisa, como perito,  ja acompanhou 220 casos nos últimos 26 anos na Grã-Bretanha, Hong Kong, Canadá e Brasil.

O Congresso terá a participação de linguistas internacionalmente conhecidos e professores catedráticos de Direito. Os principais palestrantes serão Prof. Dr. Larry Solen, da Brooklyn Law School, de Nova York, e o Prof. Dr. Ricardo Molina, da UNICAMP. A promoção é dos programas de Pós-Graduação em Inglês e em Estudos da Tradução da UFSC. A maioria das atividades ocorrerá no Centro de Comunicação e Expressão da Universidade. A UFSC é o maior centro de pesquisa em Linguística Forense no Brasil.

Linguística forense é a análise da linguagem em todos os tipos de interação no contexto jurídico. O trabalho é desenvolvido principalmente com relação à linguagem escrita de textos legais, à linguagem oral das interações jurídicas (em fóruns, com a polícia, em entrevistas com pessoas vulneráveis etc) e à linguagem como prova/evidência (trabalho de peritos em tribunais). O encontro na OAB/SC foi acompanhado pelo Presidente da Comissão de Direito Portuário e Marítimo, Alexsander da Silva Martins.

220813182355dfotos_boletim22082013ufsc__conferencia_linguagem_e_direito.jpg