Publicação de livro – Coleção ARES, vol. 13
Olá! É com muita alegria que o PPGI divulga o mais recente volume da Coleção ARES. O e-book “Applied Linguistics Questions and Answers: Essential Readings for Teacher Educators”. O volume foi inspirado no evento online em 2020, e editado pelos professores Dra. Rosane Silveira (PPGI/UFSC/CNPq) e Dr. Alison Roberto Gonçalves (UFPR). Confira!
O 13º número da coleção Advanced Research English Series (ARES), do Programa de Pós-graduação em Inglês (PPGI/UFSC), reúne capítulos destinados a alunas e alunos de graduação e pós-graduação que apresentam diferentes áreas de pesquisa da linguística aplicada. A publicação foi desenvolvida a partir de um evento remoto organizado pelos dois professores em 2020, logo no início da pandemia. Reunindo 10 capítulos, o livro discute temáticas urgentes voltadas ao ensino de língua inglesa e formação de professores no Brasil, tais como: concepção de língua e prática pedagógica, promoção da cidadania nas aulas de língua inglesa, multiletramentos e educação crítica, inglês como língua franca e ensino da pronúncia. Os capítulos são de autoria de professoras e professores de diferentes universidades federais brasileiras, a saber: UFSC, UFPR, UFRGS, USP, UFMG, UFBA e UFC.
Clique aqui para baixar o e-book gratuitamente.
Veja os 10 capítulos do e-book:
- Applied Linguistics: Questions and Answers from Brazilian Researchers – Rosane Silveira | Alison Roberto Gonçalves
- Applied linguistics “made in Brasil”: A guessing game – Clarissa Menezes Jordão
- How can we teach English as a lingua franca locally? – Eduardo Henrique Diniz de Figueiredo | Sávio Siqueira
- Developing critical language education with multiliteracies in the context of initial teacher education in a public Brazilian university – Alessandra Coutinho Fernandes
- Reading myself as I read… myself: New notes on multiliteracies – Ana Paula Martinez Duboc
- “And they all get put in boxes and they all come out the same”: What does our understanding of language have to do with educational practices? – Ana Paula Marques Beato-Canato
- The influence of language conceptions on language teacher’s practices – Adriana de Carvalho Kuerten Dellagnelo | Maria Ester Moritz
- Pronunciation teaching of non-native languages: Moving beyond native varieties – Ronaldo Mangueira Lima Jr.
- English language education and critical citizenship – Daniel Ferraz | Camila Fonseca
- What Counts as Applied Linguistics: A Review of Publications in Consolidated Applied Linguistics Journals in Brazil and Abroad – Rosane Silveira | Ubiratã Kickhöfel Alves.
Desejamos a todos e todas, uma boa leitura!