Seminário Experiência Pós-Doutorado – Dra. Leonilda Procailo

12/05/2023 16:18

É com muita satisfação que divulgamos o seminário sobre a experiência de Pós-Doutorado da Dra. Leonilda Procailo, intitulado, “Reading comprehension assessment as a requirement for university entry – what do we test?”, que contará com a participação da Dra. Claúdia M. Winfield. O evento está marcado para o dia 23 de maio de 2023, às 14h30, na Plataforma ZoomParticipe!

O Seminário Experiência Pós-Doutorado é um evento aberto que busca compartilhar as experiências e pesquisas dos alunos(as) de Pós-Doutorado, na forma de palestra.

📓Reading comprehension assessment as a requirement for university entry – what do we test?

A presente pesquisa analisou as provas de leitura em Língua Inglesa do Programa de Avaliação Continuada (PAC) aplicadas no período de 2010 a 2022 e disponibilizadas pela UNICENTRO em seu site. A partir das discussões de Kintsch e van Dijk (1978), Pearson e Johnson (1978), Chikalanga (1992), Gagné et al (1993), entre outros, objetivamos identificar as questões de leitura que abordam compreensão em nível literal e inferencial e analisamos em que medida atestam a proficiência leitora. Ainda, em se tratando de perguntas acerca de informações implícitas no esquema, identificamos quais relações são demandadas na resposta à questão de prova. Após a categorização dos itens de avaliação, a análise demonstra uma prevalência de questões que trabalham tópicos gramaticais e de vocabulário, seguido por itens que avaliam as inferências textualmente implícitas e as que abordam a compreensão literal. Limitações do modelo de questões, bem como sua relação com uma baixa prevalência de itens que exijam análise crítica são discutidos.

👩 Dra. Leonilda Procailo
📅 23/05/2023 (Terça-feira)
🕤 14h30

️ A lista de presença, destinada aos alunos regulares do programa, será divulgada durante o event