13º Online Seminars in Psycholinguistics

26/09/2020 11:34

Convidamos todos(as) para a 13ª videoconferência da série Seminários Online em Psicolinguística/Online Seminars in Psycholinguistics que abordará a pesquisa sobre o processamento online da escrita. A videoconferência dá direito a certificado de participação como ouvinte e as informações sobre certificação serão fornecidas durante a transmissão. Esse evento é organizado pelo LabLing (UFSC), com o apoio do PPGI, em parceria com o Plibimult (UFC/POET).

A pesquisa da escrita em processo: questões metodológicas e ferramentas de investigação
Profa. Dra. Érica dos Santos Rodrigues (PUC-Rio)
🕤01/10/2020 – 13h (Horário de Brasília)
Ao vivo no canal do YouTube do PPGI-UFSC
(http://bit.ly/SeminarioEricaRodrigues)
(Será possível acessar o seminário apenas por meio do link.)

Um dos grandes desafios da investigação do processamento online na produção de textos escritos é a captura de dados do processo. Embora os primeiros modelos cognitivos sobre a escrita sejam da década de 80 (Hayes & Flower, 1980; Flower & Hayes, 1981), estes basearam-se especialmente em registros de protocolos verbais, sendo ainda limitadas, na ocasião, as investigações que permitiam capturar o fluxo temporal da escrita, por exemplo a análise de pausas (Matsuhashi & Cooper, 1978; Matsuhashi, 1987). Foi apenas com o avanço de ferramentas tecnológicas, em especial de recursos de gravação de tela de computador e programas de registro de ações de teclado (keyloggers), que os estudos sobre aspectos processuais puderam ser realizados de forma mais efetiva. Em nossa apresentação, iremos abordar as principais questões de pesquisa que norteiam esses trabalhos e os desafios metodológicos enfrentados. Apresentaremos análises de dados de escrita de alunos universitários capturados com o keylogger Inputlog, com vistas a discutir processos de monitoramento e revisão textual.

Bio:

Érica dos Santos Rodrigues é Doutora em Letras pela PUC-Rio (2006). Professora do PPG em Estudos da Linguagem, com atuação na linha de pesquisa “Língua e Cognição: Representação, Processamento e Aquisição da Linguagem”. Membro do Laboratório de Psicolinguística e Aquisição da Linguagem (LAPAL) e do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Neurociências e Cognição (INCog), ambos da PUC-Rio. Coordena a equipe de Leitura e Escrita no Núcleo de Orientação e Atendimento Psicopedagógico (NOAP) da Rede de Apoio ao Estudante (RAE) da PUC-Rio. É pesquisadora associada da Rede Nacional de Ciência para Educação (Rede CpE). Desenvolve projetos na área de Psicolinguística em duas frentes de pesquisa: (i) processamento sintático-semântico na interface com Teoria Linguística e (ii) investigação de processos de leitura e de escrita, na interface com Educação. Bolsista PQ 2- CNPq.