18º Online Seminars in Psycholinguistics

01/11/2020 21:20

Convidamos a todos(as) para os Seminários Online em Psicolinguística/Online Seminars in Psycholinguistics, uma série de videoconferências sobre temas voltados para a aprendizagem e o processamento da linguagem.

A videoconferência de encerramento desta temporada dos seminários abordará novos fundamentos e aplicações metodológicas no Sistema Scliar de Alfabetização. A videoconferência dá direito a certificado de participação como ouvinte e as informações sobre certificação serão fornecidas durante a transmissão. Esse evento é organizado pelo LabLing (UFSC), com o apoio do PPGI, em parceria com o Plibimult (UFC/POET).

Junte-se a nós nos Seminários!
Inovações do Sistema Scliar de Alfabetização
Prof. Emeritus Leonor Scliar-Cabral (UFSC)
🕤 05/11/2020 – 13h (Horário de Brasília)
Ao vivo no canal do YouTube do PPGI-UFSC
(http://bit.ly/SeminarioLeonorScliar-Cabral)
*Será possível acessar o seminário apenas por meio do link.

Introduzo novos fundamentos e aplicações metodológicas, advindas da neurociência, da linguística e da psicolinguística: reciclagem neuronal; como atribuir o acento de intensidade mais forte na leitura; como reconhecer os vocábulos átonos da leitura e como planejar e produzir os textos em gêneros acessíveis, realizados em letra cursiva. Relatarei as experiências mais exitosas nos municípios de Lagarto, SE  e São José da Laje, AL.

Bio:

Dr. em Linguística (USP), Prof. Emeritus, titular aposentada (UFSC) e pós-doutorada pela Univ. de Montréal; fundadora, ex-presidente e atual Sócia Honorária da International Society of Applied Psycholinguistics; professora colaboradora do colegiado da Pós-graduação em Linguística da Universidade Federal de Santa Catarina; alimenta o maior banco mundial em aquisição da linguagem, o CHILDES; criou o Sistema Scliar de Alfabetização. E-mail: leonorsc20@gmail.com. Orcid: 0000-0002-4508-6931