Ciclo de Palestras – Leitura e(m) Interfaces: Teorias, Métodos e Aplicações

26/03/2021 10:35

O PPGI anuncia com muita alegria, a segunda palestra do Ciclo “Leitura e(m) Interfaces: Teorias, Métodos e Aplicações” que contará com a participação da professora Sandra Maria Aluísio (USP) na sexta-feira 16/04, às 14h.

NILC-Metrix: avaliando a complexidade da linguagem escrita e falada no português brasileiro
Professora Sandra Maria Aluísio (Universidade de São Paulo)
🕤 16/04/2021 – 14h (Horário de Brasília)
Ao vivo no canal do YouTube do PPGI UFSC e Plataforma Zoom.
Inscrições: bit.ly/CiclodePalestras2021

Resumo

Nesta palestra, irei apresentar o NILC-Metrix, um sistema computacional composto por 200 métricas propostas em estudos sobre discurso, psicolinguística, linguística cognitiva e computacional, para avaliar a complexidade textual em Português Brasileiro (PB). As métricas são relevantes para a análise descritiva e a criação de modelos computacionais e podem ser usadas para extrair informações de vários níveis linguísticos da linguagem escrita e falada. As métricas foram desenvolvidas ao longo dos últimos 13 anos, com início em 2008, no âmbito do projeto PorSimples. Após o fim do PorSimples em 2010, novas métricas foram adicionadas às 48 métricas iniciais da ferramenta Coh-Metrix-Port. O Coh-Metrix-Port adaptou algumas métricas para o BP da ferramenta Coh-Metrix que calcula métricas relacionadas à coesão e coerência de textos em inglês. Dado o grande número de métricas, irei apresentá-las seguindo uma organização semelhante às métricas do Coh-Metrix v3.0 para facilitar comparações feitas com métricas em português e inglês. Ilustrarei o potencial do NILC-Metrix apresentando três aplicações: (i) uma análise descritiva das diferenças entre legendas de filmes infantis e textos escritos para o Ensino Fundamental I e II; (ii) um novo preditor de complexidade textual para o corpus de textos originais e simplificados do projeto PorSimples; (iii) um modelo de previsão de complexidade para notas escolares, usando transcrições de narrativas de histórias infantis contadas por adolescentes.